Mini-Reviews TV TV

After Life – Season Finale – 1ª Temporada

After Life Season Finale

CONTÉM SPOILERS DE AFTER LIFE!

Ricky Gervais é um comediante de excelência. Um profeta do maldizer, com qualidade, com críticas tenazes a sociedades fechadas em si próprias. É tão talentoso que algumas das séries de comédia britânicas partilham do seu sangue e sabedoria. Com After Life, Gervais prova que ainda demonstra humildade em entender as emoções mais puras da nossa espécie e de as juntar numa obra poética contra o narcisismo, egoísmo e falta de esperança.

Tony é um jornalista de temperamento amargo e azedo e tentou, inclusive, suicidar-se após a súbita morte da sua esposa devido a cancro. Ao regressar ao seu antigo modo de vida, Tony revela-se como intragável para todos os que o rodeiam, utilizando essa sua atitude desprezível para se auto proteger.

After Life Season Finale

O MELHOR:

After Life é incrivelmente acutilante.

Utiliza uma fórmula simples, adorável e o seu desenvolvimento é tão especial que se crava bem fundo na nossa alma. As personagens apoiam-se mutuamente, todas elas vincadas e enraizadas propositadamente em estereótipos sociais que todos conhecemos, criando o ambiente perfeito para uma boa lição de moral.

Este moralismo de Gervais é puro. Uma tentativa audaciosa de combater o narcisismo. A felicidade não tem um prazo de validade. E o tentarmos contagiar quem nos rodeia com uma atitude egoísta, desprezível, fria e autoritária é efémero. Todos merecemos oportunidades. Todos temos direito a sentir-nos magoados com as piores reviravoltas da vida, mas todos temos o dever de nos tornarmos melhores pessoas através disto. A esperança é algo mágico, algo que nos dá força para continuarmos a perseguir aquela coisinha tão especial chamada felicidade. É também na sua simplicidade que After Life triunfa. Por equilibrar as doses de humor e drama competentemente.

After Life Season Finale

Ricky Gervais conduz perfeitamente a narrativa, distanciando-se de lamechices desnecessárias, e entra em piloto automático para nos trespassar o coração como uma flecha do cupido. Mesmo que nem todas as personagens se tenham destacado, a verdade é que todas elas surgem como elementos fulcrais para desfragmentar a persona do protagonista. Enriquecida pela sua língua afiada, After Life é, de facto, mais um registo fabuloso de Gervais.

O PIOR:

Apesar de ser muito boa em praticamente todos os aspetos, After Life poderia explorar ainda melhor a sua temática.

Os episódios curtinhos nem sempre conseguem abranger tudo o que Gervais pretende mostrar. Cai também numa cheesiness por vezes incomodativa, mas que não prejudica a longo prazo a sua mensagem nem o seu intuito. Sente-se que After Life poderia explorar outras camadas das personagens, mas preferiu terminar um ciclo, ainda que o comediante tenha já algumas ideias para prolongar a série.

After Life Season Finale

Mesmo com alguns elementos menos apelativos, After Life é uma homenagem sentida à sociedade e uma que pretende romper com as personalidades destrutivas e tóxicas que contaminam, muitas vezes, o nosso meio e o nosso dia a dia. Portanto, não deixa de ser importante ser vista por todos, para encontrarem a vossa humildade escondida, caso não a tenham.

Estado da Série: STAND-BY

Leiam outras Mini-Reviews aqui.

0 80 100 1
80%
Average Rating

After Life é mais um registo competente de Ricky Gervais que é tenaz em combater as personalidades tóxicas e narcisistas que habitam o nosso quotidiano. Por isso, thumbs up!

  • 80%

Comments