Cinema Críticas

Crítica: 47 Meters Down (2018)

47 Meters Down Crítica De Cinema

Duas irmãs decidem aventurar-se no alto mar no México e observar os tubarões-brancos que habitam nas suas águas. No entanto, a experiência corre mal e as duas scuba divers acabam presas no fundo oceânico, a 47 metros da superfície. A ajuda parece estar inalcançável e terão de se safar sozinhas contra as odes da pressão, dos predadores e do silêncio.

47 Meters Down é um daqueles filmes penosos que, mesmo dentro da sua graça, é atroz na sua composição. É uma película pobre, de pouco brio e que, mesmo assim, ainda nos consegue arrancar uns sustinhos aqui e acolá. Liderado por Mandy Moore e Claire Holt, que todos nós conhecemos pelas séries de sucesso This is Us e The Originals, 47 Meters Down poderia ser uma experiência aterrorizadora se o seu orçamento fosse ligeiramente melhor. As sequências e as prestações são tão pobrezinhas que nos proporcionam momentos de gargalhada, mais do que propriamente sentirmos receio.

47 Meters Down Crítica De Cinema

A verdade é que, apesar do clima por vezes favorecer uma “claustrofobia” própria, é rapidamente destruído pela falta de profissionalismo da realização em querer demonizar dramaticamente as situações com o uso rasco dos tubarões. Ao contrário de Jaws, 47 Meters Down é pouco cuidado em criar suspense, ainda que possua um twist final que assentou bem e despegou o filme de se tornar mais uma experiência cliché.

Apesar da história banal, das performances pouco elucidativas e de uns efeitos visuais pouco trabalhados, 47 Meters Down encerra a sua jornada com um aspeto positivo. No entanto, este não é suficiente para trazer o filme a um patamar de referência, nem perto disso. A fotografia e a realização de Johannes Roberts não conseguem superar as carências de orçamento para facultar uma boa dose de entretenimento, nem o filme consegue superar-se na sua mediocridade.

47 Meters Down Crítica De Cinema

Já com uma sequela em lista de espera, o terror ainda prospera. Mesmo assim, afastem-se de 47 Meters Down ou ficarão com 47 enxaquecas depois de o ver. Não propriamente porque esse é o seu objetivo, mas sim porque é tão pouco elucidativo que a comichão intelectual começa a fazer-se sentir. Dediquem-se a obras com mais fundamento e, se estiverem à espera de voltar a ver tubarões no grande ecrã com qualidade, revejam Jaws ou até mesmo Deep Blue Sea que, dentro da sua brincadeira, é bem mais divertido que isto.

Título Original: 47 Meters Down

Título: 47 Metros de Terror

Realização: Johannes Roberts

Elenco: Mandy Moore, Claire Holt, Matthew Modine, Santiago Segura.

Duração: 89 min.

Trailer | 47 Meters Down

Comments