DC Universe's Doom Patrol Frame by Frame TV

Doom Patrol – 1×02 – Donkey Patrol

PODE CONTER SPOILERS DE DOOM PATROL!!!

A estreia de Doom Patrol revelou-se como uma surpresa agradável. Ainda que não tivesse grandes desenvolvimentos a níveis narrativos, o episódio-piloto teve uma maior concentração no seu elenco principal e de algumas novas entradas, já para não falar do humor negro que parece que irá dominar o resto da temporada, já para não falar de mostrar o seu lado mais self-aware. Portanto, havia aquele receio de que a série perdesse o seu fulgor nesta segunda parte. No entanto, Donkey Patrol acaba por continuar no mesmo nível, mas também apresenta-nos algumas dicas do que reserva o resto da temporada.

Com o desaparecimento de Niles Caulder (Timothy Dalton) e de uma cidade pelas mãos do Mr. Nobody (Alan Tudyk), e grande parte do grupo reticente em fazer alguma coisa quanto a isso, Cliff (Brendan Fraser) procura por um burro em busca de respostas. O grupo também recebe a visita de Victor Stone/Cyborg (Joivan Wade), um jovem herói de Detroit à procura de uma oportunidade de uma missão em grande.

Doom Patrol 1x02

Francamente, tinha os meus receios quanto à presença. No meio de tantas personagens dentro de Doom Patrol, Cyborg é um dos mais conhecidos (muito pela sua presença em diversas séries animadas – com Teen Titans e o caso mais recente de Young Justice: Outsiders como os mais conhecidos – e filmes (seja na vertente animada ou na DCEU), já para não falar de já termos o robô residente na forma de Cliff Steele. Felizmente, a série encontra maneiras inteligentes de inserirem o personagem neste universo. Para começar, a sua origem aqui vai mais ao encontro da sua versão original do que as versões mais recente, que o ligam aos New Gods (e que tem também a sua fonte de controvérsia). Outro ponto diferenciador é que, ao contrário dos outros misfits, Victor Stone é mais experiente como herói, logo, está mais confortável no seu papel do que, digamos, Cliff Steele ou Larry Trainor (Matt Bomer).

Também ajuda quando Jovian Wade acaba por ser uma agradável surpresa. Este mostra um Victor Stone que, apesar das suas cicatrizes e da sua tragédia pessoal, consegue ser também uma fonte própria de humor bem vinda no meio de tantos eventos que correm sempre de mal a pior. Ainda é cedo para sabermos bem como é que ele conseguirá funcionar como parte integral do elenco, mas para já, a sua presença acaba por ser melhor do que os vários guest stars de Titans até agora.

Doom Patrol 1x02

O episódio-piloto de Doom Patrol pode ter sido uma surpresa, mas teve um grande problema: o equilíbrio de atenção entre os seus vários intervenientes. Cliff e Jane (Diane Guerrero) podem ter sido os destaques desse mesmo episódio, mas isso também significou uma grande limitação para personagens como Larry ou Rita Farr (April Bowlby). Este episódio continuou a dar um maior destaque à relação entre Cliff e Jane (que continuam a ser as melhores partes da série até agora), mas aqui acabamos por ceder uma maior atenção ao duo esquecido do episódio anterior. Não só somos presenteados com uma nova tragédia na vida de Rita Farr (e que poderá trazer algumas repercussões para o desenvolvimento da série daqui para a frente), mas também espreitamos de perto ao dano mental que Larry possui graças ao facto de partilhar o seu corpo com uma criatura de pura energia. Resta esperar para ver o que a série lhe reserva daqui para a frente.

Por outro lado, este episódio foi mais limitado no que toca a Niles Caulder e Mr. Nobody. Ficou a dica de que, tirando alguns flashbacks, não poderemos encontrar tanto de Timothy Dalton como gostaríamos daqui para a frente. Por outro lado, Alan Tudyk não teve uma presença tão regular como o episódio anterior. Felizmente, o seu Mr. Nobody acaba por continuar a marcar presença nas maneiras mais estranhas que se possa pensar. Para começar, o recap esteve a seu cargo, e a sua função como narrador que, de vez em quando, continua a quebrar a fourth wall de forma significativa (e repleta de ironia) continua a manter aquele nível bizarro que Doom Patrol está a tentar vender. Nível esse que, já agora, continua bem presente neste Donkey Patrol, desde a ideia de um burro servir de portal para uma outra dimensão (não pensem muito sobre isso), ou de uma das vítimas do cliffhanger do episódio anterior ser uma barata falante. É bizarro, e por isso é que é aliciante de se ver.

Podem ler o nosso Frame By Frame anterior de Doom Patrol aqui.

0 84 100 1
84%
Average Rating

Doom Patrol provou ser uma série nunca antes vista no seio do género dos super-heróis, e este Donkey Patrol continua essa tendência, agora acoplada com a chegada de Jovian Wade como Cyborg.

  • 84%

Comments