Black Lightning Frame by Frame TV

Black Lightning – 2×13 – The Book of Secrets: Chapter Three: Pillar of Fire

Black Lightning 2x13

PODE CONTER SPOILERS DE BLACK LIGHTNING!!!

Aos poucos e poucos, Black Lightning começa a ressurgir das cinzas de uma segunda temporada que tem deixado mais a desejar do que a surpreender. Ainda que continue a exibir os mesmos problemas do costume.

Jefferson (Cress Williams) finalmente recebe boas notícias referentes ao seu emprego; Anissa (Nafessa Williams) redobra os seus esforços para tentar encontrar Grace, descobrindo alguns segredos no processo; Lynn (Christine Adams) continua com o seu “braço-de-ferro” com a ASA; e Tobias (Marvin ‘Krondon’ Jones III) encontra um novo aliado para os seus planos.

Black Lightning 2x13

Esta segunda temporada ficou marcada pelo maior foco no drama familiar dos Pierces quando comparada com a primeira. A primeira – que serviu como rampa de lançamento para esta série – deu-se ao trabalho que nos mostrar um Jefferson que se encontra dividido entre os seus deveres como diretor de uma escola, um pai de família e um super-herói. Pois bem, esta temporada tentou tirar uma dessas componentes e colocar o personagem com um maior foco na família e nos seus feitos heróicos. Embora o episódio anterior tenha tentado dar o seu melhor para recapturar esse elemento perdido, a verdade é que fica com mais uma preocupação para Jefferson lidar de forma semanal. Portanto, por um lado, compreendemos a sua euforia quando descobre que tem uma hipótese (remota) de poder retomar o controlo da sua escola; no entanto, a forma como foi lidada foi tudo menos subtil, com o herói a fazer um verdadeiro sacrifício em nome do que lhe interessa neste momento. Um momento admirável de um homem admirável, mas que, no fim e ao cabo, acabou por manter o status quo que a série estabeleceu desde o início.

Entretanto, Anissa embrenhou-se na sua busca incansável por Grace, utilizando recursos valiosos do Sanctum para a poder encontrar. Anissa pode ser uma das personagens femininas mais fortes que a The CW já apresentou até agora, mas Black Lightning nunca escondeu a sua arrogância e hipocrisia. E este episódio serve para chegarmos a essa conclusão, com a filha mais velha dos Pierce a concluir que não conhecia a sua namorada assim tão bem assim que os “podres” vêem ao de cima e mostram uma Grace completamente diferente do que Anissa estava à espera, já para não falar da introdução algumas dicas pertinentes sobre o estado de Grace no grande esquema das coisas.

Black Lightning 2x13

Embora estes dois elementos tenham as suas qualidades, o mesmo não se pode dizer do resto que a série nos reservou para o episódio desta semana. Por exemplo, o trabalho de Lynn para com a ASA acaba por ir rumo a novos sarilhos. Depois de tantas atribulações que a personagem passou até agora, seria compreensível que esta desistisse de tudo e quisesse começar de novo (e sinceramente, nem a censuraríamos). No entanto, Lynn continua aguerrida como já é habitual, mas, embora esta seja uma personalidade admirável, acaba por colocá-la em piores situações do que facilitar-lhe a vida.

A sua narrativa acaba por ligar-se à narrativa de Tobias Whale que, aqui, encontra um novo lacaio sob a forma de Marcus, um meta-humano com a habilidade de criar e manipular vibrações. Este segmento possui bastantes familiaridades com o que já vimos antes na série, o que não abona a seu favor. Mesmo a cena final em que Whale despacha com um dos lacaios sem quaisquer tipos de cerimónias é, praticamente, do pior gosto possível. Salva-se, claro, pela revelação das suas verdadeiras intenções que levaram às suas ações durante uma boa porção da temporada.

E Jennifer? Bem, a mais nova dos Pierces torna a pecar. Até se entende a origem das suas atitudes (cada um faz o seu luto à sua maneira), mas esta já não é a primeira vez que a jovem se deixa levar pelas suas emoções e coloca a sua vida (e a dos outros) em verdadeiro risco. É inevitável que Jennifer irá utilizar o fato e adotar o nome de código “Lighting”, mas este episódio mostra que esta ainda tem um longo caminho para percorrer.

Podem ler o nosso Frame By Frame anterior de Black Lightning aqui.

0 60 100 1
60%
Average Rating

Este episódio de Black Lighting exibe algumas melhorias comparando com os episódios anteriores da segunda temporada e conta, também, com alguns momentos bem executados. No entanto, o episódio não deixa de cair nos mesmos problemas do costume.

  • 60%

Comments