Mini-Reviews TV TV

Les Misérables – Series Finale – 1ª Temporada

Les Miserables Series Finale

CONTÉM SPOILERS DE LES MISÉRABLES!

A nova adaptação da obra de Victor Hugo traz de volta aquela história clássica que já todos conhecemos. Longe das cantorias da última versão cinematográfica, Les Misérables continua a provar que é intemporal e que, nos dias que correm, há ainda uma urgência por uma procura por paz, humildade e honestidade dentro de uma sociedade difícil de mudar.

Les Miserables Series Finale

O MELHOR:

Les Misérables tira proveito de um elenco excepcional.

Com nomes como Dominic West, David Oyelowo, Olivia Colman e a extraordinária Lily Collins como Fantine, Les Misérables é uma adaptação fidedigna da essência cultural de Victor Hugo. A vida e o azar estão de mãos dadas a toda a hora, a todo o minuto. É um aspeto que precisamos de lidar e muitas vezes sujeitamo-nos a uma degradação da nossa própria conduta moral, em prol de conseguirmos proporcionar a quem mais amamos, um pouco de condições num meio em que elas são já por si só escassas. O sacrifício de Fantine pela filha Cosette é um dos grandes momentos desta mini-série da BBC, explorando momentos abismais de tortura, com uma ternura inconsolável e em constante evolução.

Les Misérables é também uma adaptação violenta, dura e não nos poupa a uns bons ataques de nervos. As personagens são desenvolvidas de forma soberba, colocando os atores que as interpretam em posições pouco confortáveis. A nível visual, a mini-série é ainda mais competente, tirando proveito de cenários credíveis, uma fotografia competente e uma banda sonora rica e com um ritmo caloroso.

Les Miserables Series Finale

É também na realização que Les Misérables consegue entregar ainda mais aspetos deliciosos ao expectador, conciliando os visuais com um argumento intenso e moralmente carregado.

Todos já fomos miseráveis nalguma altura da nossa vida. Todos tentamos ser melhores pessoas (ou pelo menos a maioria) e, como já se sabe, são sempre as melhores pessoas que sofrem mais com os inconvenientes da vida. A dura realidade por que passamos, em que nos escravizamos às vontades alheias, é o foco humano de Les Misérables. Mesmo tendo um comprimento algo longo e demorado de encontrar um desfecho satisfatório, esta é uma mini-série histórica a não perder.

Les Miserables Series Finale

O PIOR:

É precisamente no prolongamento de determinadas sequências que Les Misérables não consegue tornar-se totalmente um produto de culto.

É extremamente competente, com uma mensagem forte, mas tenta ser artística demais por vezes. Isto por norma não é um defeito, mas aqui nota-se claramente que há um pretensiosismo em ser mais do que as limitações o permitem ser.

Ainda assim, há poucos defeitos a apontar e 2019 começa já a dar frutos em termos de qualidade televisiva. Nunca é tarde para recordar esta história que marcou uma geração e que continua a provar que a sua mensagem é intemporal.

Les Miserables Series Finale

Leiam outras Mini-Reviews aqui.

Estado da Série: TERMINADA

0 88 100 1
88%
Average Rating

Les Misérables é uma adaptação muito forte da obra já conhecida de Victor Hugo, com um elenco extraordinário e uma mensagem intemporal. No entanto, alguns momentos prolongam-se demais e por vezes tornam-se aborrecidos.

  • 88%

Comments