Frame by Frame TV Vikings

Vikings – 5×19 – What Happens in the Cave

Vikings 5x19

Contém Spoilers.

Não há dúvida que Ragnar Lothbrok está orgulhoso. What Happens in the Cave prepara o palco de um último confronto que irá decidir o futuro da Noruega, e do reino nórdico.

A jornada de Floky parece dar-se por terminada. Está bem explícito na saga de Hirst que tanto os Cristãos como Vikings expressam bem as suas crenças religiosas e todo o fanatismo que envolvem. Mais do que ninguém, Floky sempre foi uma adorada personagem do público e dos Deuses, a personagem de Gustaf Skarsgård expressa bem a luta interior, muito emocional, de um homem que abandonou a civilização e pretende encontrar respostas no divino.

Na mais cruel das ironias, em vez de evidências dos deuses, Floki encontra uma cruz cristã. Os Deuses deixaram-no ao abandono, mas o que torna a cena ainda mais significativa são os seus gritos que caem em ouvidos surdos e como se não bastasse o “insulto”, surgem os efeitos de uma pequena erupção vulcânica que enchem a caverna de poeira e cinzas, aparentemente prendendo Floki no interior, com um Deus cristão.

Vikings 5x19

E por falar em cenas tocantes… observamos o último suspiro de Judith, deixando Alfred (Ferdia Walsh-Peelo) completamente sozinho a governar o povo saxão. Enquanto Lagertha (Katheryn Winnick) se mantém firme e bem colocada dentro desta sequência estão os flashbacks dos momentos finais da batalha por Wessex. Enquanto Lagertha sai gravemente ferida, sendo finalmente encontrada pela bruxa que cuida dela, ela descarta a sua espada e remove parte de sua armadura, indicando que sua vida como guerreira acabou.

Podemos perceber que se trata do fim de algumas das personagens mais importantes do universo de Vikings, quase no final da temporada.

Cabe agora a Alfred crescer e assumir as rédeas de um trono perigoso.

Contudo, ao seu lado tem Ubbe (Jordan Patrick Smith) que deve lidar com a iminente invasão viking que ameaça tudo o que ele e Alfred puderam construir juntos em tão curto tempo. Não há dúvida de que os vikings fazem cenas de batalha em grande! Mas tenho que dizer: o duelo de combate entre Ubbe e King Frodo está entre as sequências de ação mais envolventes desta temporada, também devido em parte ao uso criterioso do silêncio.

No entanto, como Ubbe está gravemente ferido e virtualmente indefeso, ele pede ajuda a Odin e então convoca forças para derrubar Frodo para sempre. Também Torvi  (Georgia Hirst) mostra atitude quando vê o seu marido indefeso e completamente quebrado no chão, e mata o homem que injustamente iria por fim a esta batalha.

Mas é o reconhecimento de Ubbe de que a sua conversão ao cristianismo foi uma farsa, apenas destinada a suavizar a assimilação viking na cultura inglesa, que carrega o maior peso nesse aspeto da história. Ainda assim Ubbe cumpriu a palavra do seu pai, em instalar o povo nórdico em East Anglia.

Tenho que dizer que como Lagertha se prepara para se instalar e para aproveitar os seus últimos anos à medida que a geração mais jovem se assume, é bom receber validação por algo que suspeitamos o tempo todo. O seu amor por Ragnar nunca diminuiu apesar dos obstáculos que frequentemente os confrontavam numa confissão a Ragnar pelo o sonho tornado realidade.

Antes que a batalha possa começar, Ivar lida com o seu relacionamento com Freydis. A rainha de Kattegat enfrenta agora o pior pesadelo de uma mãe, a morte de seu filho. Freydis imediatamente suspeita que Ivar (Alex Hogh Andersen) tem algo a ver com a morte horrível do seu filho nas mãos de um bando de raposas. Ivar é perigoso e quer perfeição, por isso, não aceita a deformidade do seu filho e mete em causa a paternidade do mesmo.

(BUSTED!)

Do outro lado, a desconfortável aliança entre Bjorn (Alexander Ludwig) e King Harald (Peter Franzén) permanece em terreno instável enquanto os exércitos se aproximam de Kattegat. Harald advertiu Bjorn sobre o tempo que atinge agora a sua frota, quase destruindo qualquer chance de derrubar Ivar. Salvando o que eles podem do conteúdo disperso dos navios naufragados, fica cada vez mais claro que Ironside e Harald estão caminhando para um combate entre ambos. A paciência continuada de Harald às demandas de Bjorn podem não durar tanto tempo, e a qualquer momento algum pode puxar da espada, pois uma campanha militar para ser bem-sucedida só pode ter um general.

Vikings 5x19

Ainda assim, Bjorn chega a Hvitserk e estão prontas as armas para derrubar Kattegat e tomar o que é seu por direito!

Os ideais religiosos continuam a conduzir a narrativa da Islândia para Wessex e Kattegat. Floki perdeu a esperança, Ubbe retorna aos deuses que ele nunca deixou. Cristãos e nórdicos vivem e trabalham lado a lado em Wessex e o fascínio de Hvitserk (Marco Ilsø) pelo Buda ocupa grande parte de seu pensamento.

A quinta temporada de Vikings está quase a chegar ao fim e caminha para um final que promete responder a muitas das questões trabalhadas até agora, ainda que trabalhadas muito…. mas muito devagar.

Podem ler o nosso Frame By Frame anterior de Vikings aqui.

0 50 100 1

50%
Average Rating
  • 50%

Comments