Cinema Críticas

Crítica: Brexit: The Uncivil War (2019)

Brexit 1

Por esta altura, quer queiramos, quer não, já todos ouvimos falar do referendo que levou à saída do Reino Unido da União Europeia em 2016. Apesar da saída ainda não ser completamente oficial, o Reino Unido continua a fazer os arranjos para que tal aconteça. Para muitos a história é desconhecida e saber o que leva uma nação a dividir-se é necessário. Brexit: The Uncivil War é o filme televisivo realizado por Toby Haynes que nos conta como um homem, Dominic Cummings, separou uma nação.

Brexit 3

Interpretado por Benedict Cumberbatch, Cummings é um homem astuto e extremamente competente. Cumberbatch apresenta-nos uma performance infalível do personagem. O ator britânico é um profissional de alto calibre em Hollywood, e em cada projeto por onde passa mostra isso mesmo. Juntamente com Benedict está Rory Kinnear, que interpreta Craig Oliver, líder da oposição a Cummings. Juntos, os atores encantam o espectador com um conjunto de prestações magníficas e brilhantes. Kinnear demonstra em Brexit a sua garra e domina todas as cenas em que se encontra, exatamente como Benedict.

Toby Haynes tem um trabalho incrível na realização do filme televisivo. A produção é admirável e a cinematografia é extremamente cuidada e precisa. A utilização da câmara é excepcional e leva o espectador a apreciar a arte do cinema como hoje em dia há pouco.

Brexit 4

Brexit, apesar de se inserir numa área que me foge particularmente do interesse, não deixar de ser um filme urgente dada a situação atual do Reino Unido, para além de vermos mais uma faceta de Cumberbatch que nunca julgámos existir. Com uma mensagem atual e uma tentativa propagandista de sensibilizar acerca dos benefícios e malefícios desta medida política, Brexit é muito competente e consegue conciliar política e arte em poucos minutos de duração. Haynes conseguiu criar um filme que apesar do seu tema pesado a cansativo das políticas, consegue cativar o mais desinformado espectador com prestações incríveis e um trabalho de produção fantástico.

Nome: Brexit
Título Original: Brexit: The Uncivil War
Realizador: Toby Haynes
Elenco: Benedict CumberbatchRory KinnearLee BoardmanJohn HeffernanPaul Ryan
Duração:
 92 min

Trailer | Brexit

Comments