Frame by Frame Marvel's The Punisher TV

The Punisher – 2×13 – The Whirlwind

CONTÉM SPOILERS DE THE PUNISHER!

O grande final explosivo finalmente chegou e todos os intervenientes se juntam para o confronto que ditará o futuro dos mesmos. Terá surpreendido? Caiu por terra? Terá The Punisher um futuro sorridente (ou sem dentes neste caso)? Terá Frank perdoado Billy Russo? Terá Billy morto a agente Madani depois do sucedido no episódio anterior?

The Punisher 2x13

Pois bem, The Punisher falhou redondamente no seu final. Tanto que até custa colocar em palavras o que os meus olhos acompanharam. Os clichés perigosos abateram-se sobre a série e os argumentistas não conseguiram entregar um final para as personagens digno. Aliás, muito deste problema reside precisamente em não quererem encerrar as histórias com a violência que tanto ansiámos desde o início.

The Punisher é caracteristicamente uma série agressiva. É dolorosa, sangrenta, pouco preocupada com o sentimento. É volátil e carniceira. Mas o que nos entregam? Um final emocional demasiado focado em querer redimir-se. Algo que, para a série em questão, não assenta nem um pouco.

The Punisher 2x13

A personagem de Billy Russo (Ben Barnes esteve incrível ao longo da temporada, atenção, nada pessoal contra ele) teve um destaque maravilhoso desde o início, em quem os guionistas depositaram uma certa confiança em redimir muitos dos seus atos. Claro que a índole da personagem é ser um vilão, mas para isso não haveria necessidade para tanta camada dramática para “arrumarem violentamente” com ele para o canto. Sim, até na morte, Billy morreu num canto, pela mão de Frank, da forma mais corriqueira possível. Um momento anti-climático penoso e que destrói tudo o que foi construído até então.

Até nos momentos mais duros, os guionistas optaram por não entregar ao espectador uma imprevisibilidade que era tão necessária para nos agarrar neste final de temporada. É, inclusive, quase insultuoso para as personagens. O confronto a que tivemos direito foi entre Frank e John que, embora sangrento o suficiente para nos chamar a atenção, não passou de mais uma tentativa de redenção desnecessária. Já vimos Frank a matar pessoas por menos, e estamos a falar de um homem que tentou matá-lo e a Amy mais vezes que qualquer outra personagem. Para além de quase ter tirado a vida a Curtis…

The Punisher 2x13

As arestas por limar tomaram proporções exageradamente clichés que magoam o episódio na sua totalidade. The Punisher perde o seu cariz como uma produção de referência à custa de um argumento que se preocupa mais em tentar ser uma novela, em vez de entregar ao público o que realmente necessita: ação e violência gratuita.

É pena que uma série tão carismática tenha seguido o caminho menos viável para a sua conclusão e que a história de Billy Russo tenha terminado por um desgosto e nem um confronto titânico com Frank teve direito. É difícil digerir ainda estes eventos… tanto que este final revela-se fútil e pouco envolvente à custa das más decisões de desenvolvimento de história.

The Punisher 2x13

Ainda não temos confirmação se The Punisher vai ser renovada, mas muito provavelmente irá ser cancelada para posteriormente habitar a nova plataforma de streaming da Disney. Veremos se a série ainda tem uma hipótese de se redimir…

Leiam o nosso Frame by Frame anterior de The Punisher aqui.

0 40 100 1
40%
Average Rating

O final de The Punisher é atroz e cliché. Desperdiça as suas personagens e preocupa-se mais com um enredo de novela do que em proporcionar ao espectador aquilo que ele necessita no fim: ação sem dó nem piedade.

  • 40%

Comments