Black Lightning Frame by Frame TV

Black Lightning – 2×10 – The Book of Rebellion: Chapter Three: Angelitos Negros

Black Lightning 2x10

PODE CONTER SPOILERS DE BLACK LIGHTNING!!!

Black Lightning não tem observado a maior das sortes durante esta segunda temporada, e o mais recente pod de episódios, com o título The Book of Rebellion, foi um dos casos que, apesar de ter começado de forma amena, foi decrescendo a pique. Regressada das férias de Natal, este pod de episódios chegou finalmente ao fim, se bem que isso não implique necessariamente que algo de bom saia daqui.

Jennifer (China Anne McClain) e Khalil (Jordan Calloway) prosseguem com a sua fuga, mas esta sua pequena aventura parece ter os dias contados. Entretanto, Tobias (Marvin ‘Krondon’ Jones III) e o recém-contratado Todd (RJ Cyler) tentam descobrir uma maneira de desbloquear a enigmática mala.

Black Lightning 2x10

Black Lightning é uma daquelas séries que começou por ser uma alegoria ao que se passa no mundo real, seja pelo tratamento da comunidade afro-americana face a uma sociedade cada vez mais racista ou a questão de abuso de drogas por adolescentes e as suas consequências nefastas. Foram elementos que ajudaram esta série a sobressair-se das restantes da Arrowverse ao apostar em temas socialmente relevantes. Infelizmente, com o passar dos tempos, a série foi assumindo uma postura mais “tradicional” das séries de super-heróis do canal The CW, e a gota d’água tem-se verificado nesta porção de episódios que apostaram no melodrama infanto-juvenil.

Isso não significa que Jennifer e Khalil não seja um dos melhores casais até agora vistos na série. Aliás, fica mais do que patente que toda a sua relação possui aquela vibe de Romeu e Julieta. No entanto, ficou mais do que patente que qualquer potencial que este segmento pudesse ter estaria bastante perto de chegar ao ponto de rotura; ou seja, que já não tivessem material que chegue para nos aliciar a tomar a devida atenção. Uma pena, uma vez que o episódio faz questão de abordar o tema da sexualidade adolescente e simplesmente usam essa temática para depois “deitar fora”.

Black Lightning 2x10

Sinceramente, gostava que o segmento de Jennifer e Khalil fosse a única narrativa que estivesse mal executada, mas isso seria mentira. O mesmo poço de negativismo pode ser aplicado à narrativa secundária concentrada em Tobias Whale. Tirando as partes em que tenta “arrombar” a misteriosa pasta da ASA, o que fez Tobias assim de significativo? A resposta é um redondo “nada”. O crime lord simplesmente manteve-se igual a si mesmo, a tratar os seus lacaios ora de forma respeitadora, ora a tratá-los “abaixo de cão”. Ou seja, Tobias a ser Tobias.

De resto, este é um encerrar bastante morno deste capítulo, acoplado com vários momentos em que os personagens não agem conforme o esperado, em que várias falas caem nos típicos exageros do género (já para não falar do facto de muitas delas não surtirem o efeito desejado). E o defeito mais do que evidente reside no ritmo e edição das cenas, Quando vemos um episódio de uma determinada série, esperamos um equilíbrio natural entre a exposição necessária e ritmo acelerado. E como já seria de esperar, este episódio “salta” muito entre vários momentos, quase não dando espaço para podermos digerir as informações que vamos obtendo.

Queríamos que Black Lightning tivesse um regresso à sua boa forma de antigamente. No entanto, fica mais do que claro que este episódio de regresso de férias não é, de longe o que queremos.

Podem ler o nosso Frame By Frame anterior de Black Lightning aqui.

0 46 100 1
46%
Average Rating

Black Lightning regressa do seu período de pausa, mas o que temos aqui é um regresso que fica bastante aquém do desejado.

  • 46%

Comments