Mini-Reviews TV TV

Carmen Sandiego – Season Finale – 1ª Temporada

PODE CONTER SPOILERS DE CARMEN SANDIEGO!!!

Durante os anos 90, as televisões de todo o mundo viram o aparecimento da série Where in the World is Carmen Sandiego?. Esta série – tal como a variedade de séries e videojogos que vieram a partir daí – acompanhava um grupo de agentes da autoridade em busca da esquiva Carmen Sandiego, uma ladra de sobretudo e chapéu vermelho que viajava em vários pontos do mundo para roubar artefactos valiosos, ao mesmo tempo que apresenta uma lista de factos e curiosidades sobre os locais que esta visitava. No entanto, passado algum tempo, a personagem desapareceu sem deixar rasto, levando os fãs a perguntar “Aonde no mundo está Carmen Sandiego?”. Pois bem, passados 20 anos desde a última versão da personagem, a Netflix trouxe a personagem de volta para o mundo do entretenimento.

Esta nova versão de Carmen Sandiego vê a icónica ladra a roubar vários artefactos em vários cantos do mundo das mesmas pessoas que as roubaram em primeiro lugar.

Carmen Sandiego season finale

O MELHOR:

Carmen Sandiego retém os elementos que a tornaram bem conhecida para os fãs, ao mesmo tempo que introduz novos ingredientes para a fórmula.

Para esta versão mais modernizada, a Netflix apostou forte numa vertente mais à base da narrativa, incluindo uma história de origem para a personagem titular. Embora não sendo uma origem canónica, o episódio duplo ajuda a explorar a personagem titular, que é tida como um verdadeiro mistério em mais do que uma ocasião. Neste caso, vemos Carmen a escolher a sua carreira como ladra, optando, mais tarde, por usar os seus truques e artimanhas para derrotar os vários ladrões da organização V.I.L.E.ao mesmo tempo que tenta passar a perna a perna aos vários agentes da autoridade, incluindo Chase Devineaux (Rafael Petardi) e Julia Argent (Charlet Chung), da Interpol.

Passado esta história de origem, Carmen Sandiego recai na já familiar “fórmula semanal”, onde cada episódio centra a sua ação em vários cantos do mundo em busca de um artefacto já roubado e devolvê-lo ao seu lugar original. Embora não tenha muitas dicas sobre a narrativa principal, esta fórmula ajuda a conceder um nível de variedade para a série, nunca se retendo num único local. De ressaltar, também, que este elemento traz de volta o elemento educacional das versões originais, o que nos permite conhecer mais um pouco do mundo que se encontra à nossa volta.

Carmen Sandiego season finale

Rita Moreno pode ter ficado conhecida por ter emprestado os seus dotes vocais à personagem titular; mas neste caso, o testemunho é passado para Gina Rodrigueze a atriz – mundialmente conhecida por interpretar a titular Jane The Virgin – não desilude. Existe um certo nível de humor que a atriz consegue transmitir à sua personagem, mas consegue ir ainda mais longe, mesmo nesta primeira fase da série, mostrando um carisma magnético e também algumas fragilidades quando tenta encontrar respostas para o seu passado. A ela, junta-se também Player (Finn Wolfhard), o hacker residente de Carmen e também os irmãos Ivy (Abby Trott) e Zack (Michael Hawley), encarregues dos veículos de fuga e de outras artimanhas.

De uma forma artística, Carmen Sandiego opta por um estilo peculiar, quase lembrando as artes promocionais mais retro. No entanto, este estilo acaba por surtir o seu resultado, com a série a tornar-se ainda mais distinguível dos seus antecessores.

Carmen Sandiego season finale

O PIOR:

Apesar de tudo, existem ainda alguns elementos que Carmen Sandiego precisa de melhorar.

Embora tenhamos uma concentração da ação em Carmen e dos seus aliados, os oponentes da V.I.L.E. não conseguem marcar-se pela diferença, caindo em alguns estereótipos já bastante familiares ou motivações bastante frágeis. A própria relação entre os agentes Divineaux e Argent também é bastante familiar, no sentido de ele ter uma espécie de obsessão louca com Carmen (e que o coloca em mais sarilhos do que vitórias) e Argent ser a “voz da razão”. Mesmo os aliados de Carmen demoram o seu tempo a darem o seu valor, começando inicialmente como fonte de bom humor, tendência essa que, felizmente, melhora já perto do final da temporada. Fora isso, pouco ou nada há para acrescentar.

Por agora, pouco ou nada se sabe se Carmen Sandiego terá direito a uma renovação ou se será cancelada sem qualquer tipo de cerimónia. No entanto, considerando que há, pelo menos, mais 11 episódios em produção – e um filme live-action protagonizado por Rodriguez – pode-se dizer que ainda há esperança de vermos mais aventuras mundiais de Carmen Sandiego e dos seus amigos.

Podem ler outras Mini-Reviews aqui.

Estado da série: STAND-BY

0 80 100 1
80%
Average Rating

Após 20 anos desaparecida, Carmen Sandiego está de regresso com uma nova equipa, novo design e uma nova história para conquistar, ao mesmo tempo que mantém o elemento educacional bem vivo e presente.

  • 80%

Comments