Box-Office Cinema

Box Office 2018

box office 2018

EUA

Avengers: Infinity War foi o filme mais vendido do ano passado em todo o mundo. Entrou ainda para o exclusivo clube dos 2 mil milhões de lucro, que até então só estava ocupado pelas duas lendárias criações de James Cameron (Titanic e Avatar) e Star Wars: The Force Awakens. Ou seja, é apenas atrás destes, o quarto filme mais vendido de sempre a nível global. No entanto no seu país acabou por abdicar do trono para outro filme do seu franchise.

O filme mais lucrativo de 2018 nos EUA foi Black Panther. Além de um fenómeno cultural e ganhar a medalha de ouro do ano, ganhou a de bronze de todos os tempos. É terceiro filme mais vendido neste país, que é o maior mercado cinematográfico do mundo. Ocupa ainda o sétimo lugar no ranking nos mais vendidos por todo o mundo de sempre.

E o pódio americano de box office foi totalmente conquistado por super heróis, todos pertencentes à família/império Disney. O terceiro lugar é ocupado por Incredibles 2! Após 14 anos de espera por esta sequela, a ansiedade do público notou-se nas vendas de bilhetes.

Destacam-se ainda Jurassic World: Fallen Kingdom e Deadpool 2. Propriedades de outros estúdios, da Universal e Fox respectivamente. As duas que ainda continuam a conseguir criar alguma competição ao grande império Disney. No entanto após o negócio cinematográfico do ano, a compra da Fox pela Disney, faz-nos perceber que esta dominância do Mickey não está próxima de abrandar.

box office 2018

PORTUGAL

Como referimos várias vezes nas nossas análises de box office, os portugueses adoram filmes de animação. A vitória do ano de Incredibles 2 com mais de 3 milhões de euros é mais uma grande prova desse facto.

2018 também demonstrou que o povo português é fã de Queen. Bohemian Rhapsody estreou perto do fim do ano e ainda assim chegou ao segundo lugar do top. Tem sido um êxito de box office que ainda se mantêm em exibição precisamente por isso.

Portugal contribuiu com quase dois milhões e meio de euros para o lucro do filme mais vendido do ano globalmente. Avengers: Infinity War ocupa a terceira posição. Foi a maior estreia do ano em Portugal com mais de 900 mil euros no seu primeiro fim-de-semana. Naturalmente esse rubro abrandou, mais ainda assim deu um grande avanço ao seu sucesso financeiro no nosso país.

 Outros destaques desta análise vão para Fifty Shades Freed que completa a trilogia que sempre teve sucesso financeiro em Portugal e Hotel Transylvania 3: Summer Vacation que representa mais um filme de animação com uma posição significativa nas contas.

box office 2018

Comments