Frame by Frame True Detective TV

True Detective – 3×01/02 – The Great War and Modern Memory/ Kiss Tomorrow Goodbye

CONTÉM SPOILERS DE TRUE DETECTIVE!

Quatro anos após a temporada anterior, True Detective está de volta com uma história nova, liderada por um ator carismático e que inicia um novo ciclo da novela noir que tanto nos conquistou.

Wayne Hays é um detetive que revisita em três períodos temporais diferentes o que foi provavelmente o maior caso da sua carreira. Duas crianças desaparecem e Wayne e o seu parceiro Roland necessitam de descobrir o paradeiro das mesmas, mas estranhos acontecimentos revelam novas pistas macabras e que colocam a vida de Wayne num autêntico reboliço.

True Detective 3x01/02

Esta estreia dupla da nova temporada de True Detective remete-nos para as origens da série, centrando-se exclusivamente num protagonista maravilhosamente complexo, em três fases distintas da sua vida. Os episódios são vertiginosos, assim que a escrita de Nic Pizzolatto se foca em dissecar meticulosamente a personagem, vagueando habilmente pelas diferentes linhas temporais que aborda. Mahershala Ali está no auge da sua carreira, sendo que venceu o Óscar na categoria de Melhor Ator Secundário por Moonlight e ainda está na iminência de vencer o seu segundo com Green Book. O ator constrói uma persona densa e dramaticamente poderosa, fazendo com que o espectador nunca se sinta fatigado da personagem. Camadas e camadas vão surgindo na personagem, tal como o caso que acompanhamos.

True Detective 3x01/02

São inevitáveis as comparações do caso desta nova temporada de True Detective com o mediático caso dos West Memphis Three nos anos 90. Para quem não conhece, este acontecimento tem lugar numa pequena comunidade dos Estados Unidos em que três adolescentes são acusados de homicídio de duas crianças mais jovens e as pistas apenas apontam que estes adolescentes tinham estado no sítio errado, na hora errada, vítimas de uma sociedade retrógrada que os exonerou por apreciarem música com base no estilo metal. Culto satânico, diriam os habitantes de West Memphis. O certo é que este caso levou à prisão destes três indivíduos (recomendo vivamente a visualização da trilogia documental Paradise Lost e do filme que se seguiu em 2012, West of Memphis) e nunca surgiram provas suficientes para os ligar ao homicídio.

As semelhanças com este caso, dão a True Detective material suficiente para forjar uma nova história repleta de mistério, suspense e drama intenso. Os episódios vão gradualmente revelando pistas intrigantes e novas personagens que nos levam a suspeitar de inúmeros fatores que estão intrinsecamente ligados ao caso. A partir do momento em que um produto artístico consegue projetar o espectador para uma narrativa em que o deixa saborear lentamente a construção de um caso suscetível de várias interpretações, é um feito admirável. Aos olhos de Mahershala Ali e da realização soberba de Jeremy Saulnier, True Detective regressa em força.

True Detective 3x01/02

O episódio introdutório trabalha de forma exímia a construção da personagem principal e lança o mote de um ambiente lúgubre e macabro que nos agarra quase que instantaneamente ao ecrã, ao passo que o segundo explora em maior detalhe as relações entre os intervenientes, ampliando a visão do público da vida do detetive e das exigências que o caso tomou na sua vida. Afinal de contas, são três períodos distintos da vida de Wayne (um pouco como o registo belo de Moonlight) e entendermos o impacto que este caso em particular teve na vida do protagonista é essencial para criar uma empatia direta com a série.

Ainda que estejamos no início, já estamos praticamente investidos na narrativa, procurando por pistas em todas as sequências que vamos visualizando. O ritmo lento, que causa um certo desalento, a atmosfera sombria e os tons baços da filmagem, trazem aquele carisma genuíno que a primeira temporada da série nos agraciou desde a sua estreia.

Ainda com alguns quilómetros para percorrer, mas lançando um mote cativante e personagens carismáticas, True Detective está de volta em força e os próximos episódios serão fulcrais para determinar se a série continuará a manter a sua qualidade. Outra questão também importante é que a música de Cassandra Wilson, Death Letter, que compõe a sequência de créditos inicial, é poderosa em transmitir uma mensagem dramática intensa, algo que em True Detective já é característico.

True Detective 3x01/02
Season 3, episode 2 (debut 1/13/19): Mahershala Ali, Stephen Dorff.
photo: Warrick Page/HBO

Consultem outros Frame by Frames das vossas séries favoritas aqui.

0 93 100 1
93.5%
Average Rating

True Detective regressa em muito boa forma, recuperando a fórmula de sucesso da primeira temporada e apresentando um protagonista muito carismático e um caso meticuloso que fará as delícias dos seus fãs.

  • True Detective - 3x01 - The Great War and Modern Memory
    95%
  • True Detective - 3x02 - Kiss Tomorrow Goodbye
    92%

Comments