Frame by Frame Gotham TV

Gotham – 5×02 – Legend of the Dark Knight: Trespassers

PODE CONTER SPOILERS DE GOTHAM!!!

A quinta – e última – temporada de Gotham pode ter começado de uma forma um tanto ou quanto “morna”, mostrando um sincero potencial para crescimento, ainda que caia nos mesmos erros do costume. Legend of the Dark Knight: Trespassers continua com os problemas do costume, mas não significa que seja propriamente mau em si.

Neste episódio, Gordon (Ben McKenzie) e Bullock (Donal Logue) tentam resgatar um grupo de crianças; Bruce (David Mazouz), desesperado em tentar ajudar Selina (Camren Bicondova), procura ajuda numa fonte improvável; Nygma (Cory Michael Smith) tenta reconstruir os seus passos face ao seu mais recente episódio de sonambulismo.

Gotham 5x02

Como já seria de esperar, existem alguns eventos neste episódio de Gotham que roçam no rebuscado. E considerando que estamos a falar de uma série conhecida por tomar sérias liberdades considerando o material de origem da DC Comics e continua a enveredar por rotas ainda mais estranhas e mais nos suscitam sérias dúvidas. Legend of the Dark Knight: Trespassers não é exceção a essa regra. A narrativa principal do episódio – que viu Gordon e Bullock a tentarem resgatar um grupo de crianças que estavam aprisionadas e obrigadas a construir um túnel – toma umas voltas e reviravoltas que, se fossem melhor executadas, teriam maior impacto do que o merecido. Em vez disso, vemos os agentes policiais a saltarem de perigo em perigo, e nenhum deles tem o impacto desejado, e mesmo a chegada de aliados-surpresa simplesmente caem no previsível (muito porque esta não seria a primeira vez que testemunharíamos tal aliança).

Gotham 5x02

Entretanto, Bruce procura por uma “bruxa” em busca de uma cura para Selina. Apenas acontece que essa bruxa é nada mais, nada menos, que Ivy (Peyton List). Este pequeno segmento conseguiu mostrar pequenos indícios de desenvolvimento (é bom termos a confirmação de Bruce Wayne já não ser exatamente tão ingénuo como antes). No entanto, a presença de Ivy no episódio serve de uma “faca de dois gumes”. Isto implica mais uma velha cara conhecida da série ter, pelo menos, um regresso nesta temporada final. No entanto, Ivy Pepper tem sido um problema na série. Em mais do que uma ocasião, os produtores e guionistas não sabiam bem o que fazer com ela, ao ponto de recontratarem uma nova atriz duas vezes. E com cada contratação, chegam promessas de algo novo que nunca chegou a ser cumprido. E a personagem torna a desiludir, variando entre uma alma frágil e uma sedutora sinistra de uma forma um tanto ou quanto artificial. Valendo o que vale, este segmento pelo menos encerra com o promessa de algo interessante para a série (e, mais uma vez, novas liberdades).

Infelizmente, com estes dois segmentos em destaque, seria de esperar que os restantes personagens não tivessem o mesmo tempo de antena como dantes. E vemos isso em personagens como Barbara (Erin Richards), reduzida a uma mulher completamente enraivecida ou um Edward Nygma que não fez mais do que tentar retraçar os passos que não se recorda de tomar. E, claro está, a ausência de alguns dos nossos favoritos, se bem que a série está a guardar o melhor para perto do final. Vamos ver que mais surpresas Gotham consegue reservar até ao seu final. Mas tendo em conta que é Gothamconvém terem as expectativas baixas.

Pode ler o nosso Frame By Frame anterior de Gotham aqui.

0 55 100 1
55%
Average Rating

Já vamos no segundo episódio, mas Gotham continua a não oferecer-nos certezas sobre o que realmente pretende nesta temporada final.

  • 55%

Comments