Box-Office Cinema

Box Office: Dezembro 2018

box office

EUA

O vencedor de box office do último mês é o rei dos mares, Aquaman. A abordagem mais agressiva no que toca a marketing tomada por Warner Brothers em relação a este filme aparentemente resultou. Mesmo estreando a meio do mês nos EUA recuperou caminho e apoderou-se da medalha de outro com uma distância considerável dos restantes filmes em exibição. Ao ter chegado a outros países em antecipado, já se fazia prever este bom comportamento. Mesmo não tendo chegado aos 70 milhões que as projecções apontavam para a sua estreia, tal não tem manchado o seu percurso. Estamos a assistir à recuperação do DCEU?

O filme de animação, Spider-Man Into The Spider-Verse foi o segundo filme mais rentável de Dezembro nos EUA. Parece que o ramo dos super heróis, não pertencentes à Disney, está cada vez mais a ganhar terreno. Ainda assim teve uma estreia um pouco aquém para o género de animação. Destoa especialmente seguindo um The Grinch que estreou com quase o dobro do valor.

Mary Poppins Returns é o terceiro classificado. A sequela deste amado clássico da Disney teve um valor de estreia decente mas pouco relevante. E mesmo o  seu soundtrack não está a ter o sucesso que se fazia esperar. Atenção, não faz passar vergonha! Mas era uma marca que prometia bem mais alarido e entusiasmo na box office.

Bumblebee foi outra estreia marcante do mês, que por muito pouco não agarrou o terceiro lugar. O factor curiosidade aqui marcou bastante. Já viram o seu score nos Rotten Tomatoes? É o caso de um filme pertencente a um franchise com a fama em decadência mas que começa a suscitar interesse pelos melhores motivos.

Ralph Breaks the Internet e The Grinch apesar de terem estreado em Novembro continuaram a lucrar significativamente no mês do Natal.  Além de que concretizaram algo inédito. É a primeira vez que a o box office é liderado por dois filmes de animação em duas semanas seguidas.

box office

PORTUGAL

Por falta de disponibilidade dos dados relativos à última semana do mês de Dezembro a nossa análise apenas recairá até ao dia 23 do mês. Segundo esses dados o filme mais lucrativo em Dezembro em Portugal foi, igualmente aos EUA, Aquaman. Em apenas duas semanas atingiu um milhão de euros em vendas de bilhetes.

The Grinch, marcou a época natalícia no nosso país. Mesmo tendo estreado há bastante tempo, manteve-se no pódio. Prova mais uma vez o carinho do nosso país pela animação. E o facto de ter um tema adequado à época atual só pode ter ajudado.

À excessão do primeiro lugar, nota-se que os portugueses preferiram optar pelas estreias mais antigas às novidades em exibição neste mês de Novembro. Tal evidencia-se pelos classificados mais elevados serem todos estreias de Novembro, como Ralph Breaks the InternetBohemian Rhapsody.

Relativamente a Bumblebee e Mary Poppins Returns, ainda é muito cedo para análises. Ambos estrearam na penúltima semana do mês com valores respeitáveis. Ambos são promessas que ainda não tiveram tempo para mostrar a sua capacidade de sucesso neste mês. Só em Janeiro poderemos tirar as teimas.

box office

Verifica também a nossa análise do box office de Novembro de 2018.

Comments