Mini-Reviews TV TV

Escape at Dannemora – Series Finale – 1ª Temporada

Escape at Dannemora

PODE CONTER SPOILERS!!!

A liberdade é um direito partilhado por todos os seres humanos. Somos livres de pensar e dar a nossa opinião, e somos livres de agir dentro dos padrões impostos pelas leis da sociedade. Somos um ser que, como outro qualquer, necessita de ser livre; mas ao contrário de outras espécies, temos vontade própria e ideias liberais e racionais. Mas o que aconteceria se nos privassem da nossa liberdade? Quão baixo estaríamos dispostos a ir para a conquistar?

Escape at Dannemora conta-nos a história verídica de Richard Matt e David Sweat – dois condenados na Instalação Correcional de Clinton – e do seu plano de fuga em busca da sua liberdade. Produzida por Brett Johnson e Michael Tolkin e realizada na sua integridade por Ben Stiller, a série é aclamada por fãs e críticos como uma das melhores de 2018.

Escape at Dannemora - Paul Dano
Benicio del Toro e Paul Dano

O MELHOR

Escape at Dannemora conta com um elenco de luxo. Paul Dano junta-se aos premiados pela Academia Benicio Del Toro e Patricia Arquette para formar o trio principal da série, com Eric Lange e David Morse em papéis secundários. As prestações são arrasadoras por parte de todo o elenco. Benicio arrepia-nos com a sua interpretação do lunático Richard Matt; Paul Dano deixa-nos a roer as unhas com o paranóico David Sweat; Patricia Arquette desafia o espectador a olhar para o seu próprio ser com o seu repulsivo desempenho como Tilly Mitchell; Eric Lange apresenta-nos Lyle Mitchell, alguém que se recusa a acreditar naquilo que lhe é apresentado; e David Morse representa Gene Palmer, o polícia prisional de bom coração que lá bem no fundo é corrupto. Todas as prestações são esplêndidas e de um nível divinal.

E quem diria que Ben Stiller seria um ótimo realizador? O profissional, mais conhecido pelos seus papéis como ator em Zoolander ou Night at the Museum, faz um excelente trabalho por trás das câmaras, dando uma nova dinâmica a uma série cujo tema já se torna cansativo. Com tantas séries e filmes sobre fugas prisionais, Stiller conseguiu encontrar uma forma fantástica de contar mais uma história de forma original e interessante.

Escape at Dannemora - Benicio del Toro e Ben Stiller
Benicio del Toro e Ben Stiller

O trabalho de câmara é magnífico e tratado com o maior dos cuidados, onde cada frame tem o seu objetivo e significado (especialmente no 5º episódio da temporada). A banda-sonora é o incrível aliado que torna Escape at Dannemora tão inesquecível. Cada música ou trecho sonoro são escolhidos a dedo para complementar os personagens que foram maravilhosamente escritos. Os diálogos são cativantes e envolventes, mas mais importante que isso, Ben Stiller não tem medo de arriscar em cenas onde o diálogo é inexistente. A total confiança de Stiller no seu elenco, deixando-os liderar as cenas mais tensas e dramáticas, recompensou-o com uma série incrivelmente inquietante e notável.

O PIOR

Com tanto de bom a mencionar numa série, o que se espera que haja de mau? É muito raro não encontrar defeitos numa série ou filme, especialmente nos dias de hoje; mas algo que se pode afirmar com toda a certeza é que Escape at Dannemora é uma excepção à regra. É uma série dramática incrível, com uma carga moral pesada e, acima de tudo, é uma série real. Apesar de seguir a empolgante fuga de Dannemora, a série faz-nos perceber do lado mais repulsivo e asqueroso do ser humano. É uma produção que não se importa de tocar no lado mais cruel e frio dos nossos corações e que nos tenta abrir os olhos para o que realmente se passa dentro de cada um de nós.

Escape at Dannemora - Benicio del Toro e Patricia Arquette
Benicio del Toro e Patricia Arquette

Escape at Dannemora é uma das relíquias de 2018, uma mini-série soberba, com um elenco de luxo, realização excelente e uma história empolgante e real. Fica marcada como uma das séries da década, e é sem dúvida uma que recomendo.

Estado da Série: TERMINADA

0 100 100 1
100%
Average Rating

Escape at Dannemora conta com um fabuloso elenco, performances incomparáveis e uma realização de sonho. É uma série madura, com um valor moral pesado e bastante real. Facilmente uma das melhores séries de 2018.

  • 100%

Comments