Mini-Reviews TV TV

My Brilliant Friend – Season Finale – 1ª Temporada

CONTÉM SPOILERS DE MY BRILLIANT FRIEND!

Nápoles, anos 50. Elena Grecco narra e revive as memórias de quando conheceu a sua melhor amiga Lila Cerullo, alguém que deixou uma marca inconfundível na sua vida. Ao longo de oito episódios vemos tudo a acontecer pelos olhos cristalinos de Lenù (alcunha de Elena para os amigos), incluindo a própria evolução da cidade que os rodeia e das personagens que vão polvilhando a sua vida, seja para o bem, ou para o mal.

My Brilliant Friend Season Finale

O MELHOR:

My Brilliant Friend, ou L’Amica Geniale na sua língua materna, é uma das maiores obras-primas da televisão deste século.

É uma viagem extraordinária pela amizade, com uma produção extremamente bela e infalível, que se amplia numa abordagem social intensa dos anos 50 numa Itália que começa a sofrer o impacto e, por conseguinte, assiste ao crescimento do crime organizado.

My Brilliant Friend é um conto que tira proveito dos magníficos cenários em que se insere, com uma tecnicidade sublime e tipicamente europeia. Produzida por Paolo Sorrentino (o artista por trás de La Grande Bellezza, Youth e a mini-série The Young Pope) e realizada por Saverio Costanzo, a série é uma pérola que nos revela o poder da amizade em tempos difíceis de pobreza, crime e as típicas mudanças inerentes ao crescimento do ser humano, como a infância, adolescência e puberdade, para além dos fenómenos sociais da tolerância, compreensão e valores conservadoristas enraizados da altura.

My Brilliant Friend Season Finale

É precisamente na junção de todos os elementos e por explorar afincadamente o seu universo que My Brilliant Friend se torna uma obra suprema. As personagens nunca são deixadas ao acaso. Tudo é explorado com sentimento e a narração ajuda a que o expectador se embrenhe ainda mais nesta história tão simples, tão doce e, ao mesmo tempo, tão dura.

Apesar do trabalho de atores nem sempre ser totalmente convincente, é na naturalidade da narrativa que sentimos uma grande força e empenho de toda a equipa para trazer esta história humilde para os nossos olhos e as nossas vidas.

As diversas temáticas que aborda enriquecem as personagens como nunca antes visto, rompendo com o formato mosaico que vai separa as personagens em excertos particulares. Aqui, tudo é visto aos olhos de Elena, mas todos os intervenientes que compõem a sua vida possuem importância específica no desenvolvimento da protagonista. É como se My Brilliant Friend fosse um documentário ficcional em que se explora toda a história de Nápoles, onde todos têm o seu papel a representar.

My Brilliant Friend Season Finale

Numa comparação cinematográfica, veja-se My Brilliant Friend como um Cidade de Deus sem a violência das favelas, mas onde as personagens-tipo assumem um papel preponderante para justificar o estilo de vida que se vivia em Nápoles nos anos 50. Sendo uma das cidades onde o crime organizado brotou dentro da cultura italiana, a série explora este facto de forma incrivelmente suave, como se a própria protagonista não entendesse propriamente o impacto da máfia na sociedade e na sua evolução ao longo do tempo.

O PIOR:

My Brilliant Friend tem algumas prestações que carecem de realismo.

Não é o caso de todas, mas os atores jovens que compõem a maioria do elenco, não são propriamente versáteis. Por vezes, o impacto dramático é comprometido pelas expressões faciais pouco trabalhadas dos atores.

Para além disto, My Brilliant Friend assume-se como uma série limitada e cuja renovação veio a provocar um misto de emoções. No entanto, sente-se (tal como o caso de Taboo, com Tom Hardy) que a história tem obrigatoriamente que continuar; portanto, uma réstia de esperança permanece em como My Brilliant Friend se poderá consagrar com o mérito que merece ter na comunidade contemporânea.

Tirando isto, não há muito a apontar de negativo. Vejam e deliciem-se porque a nova série da HBO é, inquestionavelmente, um must-see obrigatório.

My Brilliant Friend Season Finale

Estado da Série: RENOVADA

Leiam outras Mini-Reviews aqui.

0 97 100 1
97%
Average Rating

My Brilliant Friend é uma das melhores obras do século XXI, que acompanha o crescimento de uma natureza frágil, aos olhos de uma protagonista fabulosa. A sua mensagem é doce, ternurenta e cheia de esperança. A não perder!

  • 97%

Comments