Cinema Críticas

Crítica: Dumplin’ (2018)

Dumplin'

Dumplin’, conta a história de Willowdean (Danielle Macdonald) uma adolescente plus-size, filha de uma antiga  beauty queen (Jennifer Aniston), que decide concorrer a Miss Teen Bluebonnet. Inicialmente como forma de protesto contra o que acredita ser o mundo dos concursos de beleza.

Dumplin, é a alcunha pela qual Willowdean é tratada pela mãe, e que odeia, tinha na sua tia a pessoa que mais amava e idealizava. Depois de perder a tia vê-se obrigada a conviver com a mãe, a qual nunca viu como tal.

Dumplin'

Anne Fletcher (The Proposal) com Dumplin’ procura tocar num tema que nunca perde a importância. É um filme com uma linguagem atual num problema atemporal. Mas mais que a visão da perfeição da imagem, é a visão que temos de nós mesmos que se procura focar.

Para além da imagem e dimensão desta, a lealdade é outro tema que se explora, sendo talvez do melhor que o filme tem para oferecer. A amizade, e o carinho por vezes vêm de onde menos se espera. E mesmo quando se acredita que se está sozinho existe alguém no mundo que está disposto a estender a mão. É com os amigos que ficaram da tia, que Willow encontra o estímulo e a coragem para se ver a si mesma por outro prisma. Não se focar tanto na imagem que vê no espelho, mas quem ela é na realidade.

Danielle Macdonald mostrou que tem um pouco de tudo, esteve bem nas partes mais leves do filme e quando foi pedido emocionou. Já Jennifer Aniston, encarnou por completo a persona de uma antiga beauty queen, levando-nos até, em alguns momentos a revirar os olhos pelas coisas que dizia ou fazia.

Dumplin'

A acompanhar todo o enredo temos as músicas de Dolly Parton, o próprio filme é um verdadeiro hino a ela. Como que para celebrar a sua carreira e personalidade. E como para coroar o filme e a música que celebra, Girl in the Movies, canção escrita por Dolly Parton e Linda Perry e cantada pela “eterna rainha” de country music, Dolly Parton está nomeada para um Golden Globe 2019.

Resumindo é um filme que não acrescenta muito ao que já foi explorado no tema antes, em tantas séries e filmes, mas tem em Danielle Macdonald uma boa surpresa e a verdadeira estrela do filme.

Título: Dumplin’

Realização: Anne Fletcher

Elenco: Danielle Macdonald, Jennifer Aniston, Odeya Rush, Maddie Baillio, Bex Taylor-Klaus, Dove Cameron

Duração: 110 minutos

Trailer | Dumplin’

Comments