Cinema Críticas

Crítica: The Holiday (2006)

The Holiday

The Holiday, escrito e realizado por Nancy Meyers (Something’s Gotta Give, It’s Complicated), conta a história de duas mulheres, corações desfeitos, amizades improváveis e novos amores em tempo de Natal.

Por um lado temos Iris (Kate Winslet), uma mulher sensível, que trabalha no Daily Telegraph. Tem uma pequena casa que parece mais uma pintura, a idílica casa no meio do bosque, com neve a embelezar o espaço, pequena e acolhedora. Depois de uma desilusão amorosa acredita que o mudar totalmente de ar lhe vai trazer algo de diferente na vida.

 

Por outro lado, Amanda (Cameron Diaz), trabalhadora, workholic até. Ama o que faz em L.A. como empresária, criadora de trailers de filmes. Mora numa casa enorme, com uma piscina que parece quase olímpica, rodeada que tudo o que se possa idealizar. Sofre também uma desilusão amorosa e por isso procura fugir a si própria.

The Holiday

Iris e Amanda decidem, numa atitude arrojada de ambas, trocarem de casa durante a época de Natal.

The Holiday, é uma comédia romântica, muito característica de Meyers, tem um texto leve e ágil. Mas não deixamos de sentir que a necessidade constante de agradar ao público ofusca o talento que já demonstrou antes.

Enquanto Winslet faz-nos torcer por Iris, mesmo sofrendo por um amor mais platónico que real, a sua bondade e simpatia leva-nos a sentir uma certa empatia. Mas ao contrário de Winslet, Diaz está apagada. As cenas em que tenta chorar são até bizarras. As imensas expressões exageradas não ajudam quando no restante filme tem uma só expressão. Até o romance com Graham (Jude Law) é insonso. Meyers poderia ter explorado melhor esta relação de uma executiva milionária e um pai viúvo, soube a muito pouco.

 

Outra grande desilusão é Black, este, está completamente fora do seu elemento natural e nota-se perfeitamente.

The Holiday

A amizade de Iris e a ex-extrela de Hollywwod Arthur (Eli Wallach) é, no entanto, umas das melhores surpresas do filme. Uma amizade genuína e bonita, sem interesses que nasce de forma espontânea. Relembra o verdadeiro sentido do Natal, a amizade, o amor e a partilha.

Não podia encerrar esta crítica sem mencionar a incrível banda sonora que acompanha The Holiday. Hans Zimmer não é de todo desconhecido do público participou em bandas sonoras de filmes como The Lion King, Gladiator, The Pirates of the Caribbean, entre tantas outras. As músicas fazem-nos sentir a ligação com as histórias que estão a passar na tela, e estão intimamente ligadas aos sentimentos das mesmas. A simples composição que acompanha o vento faz-nos ter quase a sensação de sentirmos também uma leve brisa. Logo aí, um pequeno exemplo da mestria já muitas vezes demonstrada por Zimmer.

Resumindo, The Holiday, é uma simples comédia romântica. Não cumpre ao que vem, se não fosse pela banda sonora e a amizade improvável entre Iris e Arthur seria totalmente esquecível de entre os maravilhosos filmes de Natal que existem.

Título: O Amor não Tira Férias

Título Original: The Holiday

Realização: Nancy Meyers

Elenco: Kate Winslet, Cameron Diaz, Jude Law, Jack Black, Eli Wallach

Duração: 120 minutos

Trailer | The Holiday

Comments