Frame by Frame Outlander TV

Outlander – 4×05 – Savages

CONTÉM SPOILERS DE OUTLANDER!

Enquanto Jamie se dirige à cidade para recrutar potenciais agricultores para o seu terreno, Claire assiste uma família alemã a dar as boas-vindas ao seu novo membro. Roger viaja até Inverness em busca de Brianna, apenas para descobrir uma carta que esta lhe deixa a relatar a sua nova missão. A linha ténue entre os nativos americanos e a família alemã explode e Claire vê-se no meio do conflito, enquanto que Jamie reencontra um velho conhecido.

A realização de Denise Di Novi é extremamente intensa, sendo que Savages se torna o melhor episódio da temporada até agora. Para além de criar uma abordagem bela do quotidiano metódico de Claire, também cria momentos de verdadeira intensidade ao captar de forma ampla os conflitos que brotam em redor da protagonista. Há um clima de tensão e que nos deixa sempre no limiar do nosso nervosismo. Esta intensidade ajuda a que o episódio se torne muito cativante e digno de se rever.

Outlander 4x05

Para além da fotografia magistral, o trabalho de atores atinge também um novo patamar, com Caitriona Balfe a segurar as rédeas em toda a ação de forma sublime e o reencontro de Jamie com um velho amigo traz uma ternura única para a narrativa, ajudando a que esta se vá modificando consoante os eventos que se vão desenrolando.

A natureza em redor da narrativa também embeleza o próprio desenvolvimento de personagens, como também os cenários e as paisagens naturais adornam os momentos de ação. Embora Outlander nunca tenha falhas a este nível, não deixa de ser algo extremamente único no seu registo. O orçamento permite que a série ganhe vida própria e que os eventos ganhem carisma, provocando no expectador uma sinestesia involuntária de sensações.

Outlander 4x05

Agora que Brianna está na iminência de encontrar os seus pais, viajando no tempo para resgatá-los dum hipotético destino trágico, a narrativa certamente irá injetada com novos acontecimentos que irão influenciar o passado, presente e futuro, dos protagonistas. Mesmo que Outlander seja uma série belíssima e com um claro potencial para os prémios para os quais é eternamente esquecida, não deixa de trabalhar sublimemente os seus fillers.

Este é um deles. Mas o ritmo de que falei no episódio anterior permanece e ajuda a que possamos saborear tudo o que envolve estas personagens. Mesmo que ainda não tenha surpreendido a 100%, a série adota uma postura sensata ao explorar com cuidado as novas rotinas e coloca sempre um pequeno twist para nos deixar constantemente atentos ao que se vai sucedendo nas vidas de Jamie e Claire.

Outlander 4x05

A temática do preconceito é também abordada em Savages. Um terreno perigoso que força os valores mais conservadores do século XVIII a confrontar-se com uma pequena “brisa de ar fresco” na forma da perspetiva social sediada no século XX, enraizados na personalidade de Claire. Este confronto entre os nativos americanos e a família alemã (que domina uma grande percentagem do episódio), torna a ação de Outlander cada vez mais interessante e com potencial para continuar a apalpar terreno para a mudança de tolerância e aceitação social no século XVIII.

Aguardam-se os próximos episódios com bastante entusiasmo e esperemos que Outlander continue a preservar a sua qualidade e o seu ritmo que tem tanto de delicioso como de magnífico.

Leiam o nosso Frame by Frame anterior de Outlander aqui.

0 93 100 1
93%
Average Rating

Outlander tem aqui outro episódio excelente na sua totalidade, com os Frasers a enfrentar novos desafios para encontrarem a sua felicidade. O argumento aliado à forte componente técnica e trabalho de atores, trazem um dos melhores episódios da série até agora.

  • 93%

Comments