Frame by Frame Outlander TV

Outlander – 4×04 – Common Ground

Outlander 4x04

CONTÉM SPOILERS DE OUTLANDER!

Estamos de volta à Carolina do Norte, onde Jamie e Claire encontram o seu pedaço de céu para construir o seu novo lar. No entanto, deparam-se com uma vizinhança pouco recetiva à sua chegada e com a qual os Frasers necessitam de negociar. Roger descobre, no futuro, que Claire encontrou Jamie e avisa Brianna.

O novo episódio de Outlander continua a provar que a série possui um ritmo gentil no desenrolar das situações que nos vai apresentando. Isto é, Outlander é uma série que deve ser apreciada pela sua beleza e pela forma natural com que vai entrelaçando a sua história. Mesmo que a vida de Claire e Jamie não seja propriamente repleta de reviravoltas, o certo é que eles estão longe de ter paz e de serem felizes… pelo menos por agora! Uma comunidade Cherokee alojada no território que ambos compraram para o seu lar não está feliz por ter de partilhar a sua terra com forasteiros. No entanto, uma ameaça maior parece atormentar tanto os nossos heróis como os seus vizinhos e Jamie apressa-se a tentar encontrar uma solução.

Outlander 4x04

As sequências paisagísticas continuam a trazer um carisma único em Outlander, levando o espectador a sentir-se presente num meio tão natural e tão belo. A fotografia e os cenários são, também eles, uma personagem integrante da série. Sem eles não teríamos algo tão único e tão visualmente poderoso em Outlander.

A ação decorre a um ritmo brando, sem pressas nem diálogos aclichezados. É o dia a dia de uma nova etapa nas vidas dos Frasers e há uma veracidade incrível que nos faz ficar estarrecidos com a precisão performativa dos seus atores. Claire não tem medo de sujar as suas mãos; não é uma mulher delicada ou, se alguém tinha uma imagem de que a personagem de Caitriona Balfe como “senhora de nariz arrebitado”, pode tirar o cavalinho da chuva. Há algo de mágico nesta série que não permite que consigamos procurar quase defeitos nenhuns nestas personagens.

Agora que deixaram a cidade, os nossos heróis defrontam-se com as odes imprevisíveis da natureza enquanto procuram por um lugar confortável para viver. Não são apenas os Cherokee que ameaçam a sua felicidade, mas algo de sombrio e sinistro parece atormentar Rollo e o cavalo Finley. Mas mesmo com algo tão feroz, Outlander continua a saber manter exatamente a dose de mistério necessária para nos fazer sentir o próprio fôlego e batimento cardíaco das personagens, como se fossemos projetados para dentro dos momentos.

Outlander 4x04

Mesmo não sendo propriamente brilhante, Common Ground é inteligente na maneira como conjuga os elementos técnicos e aplica um ritmo perfeito que possamos saborear todos as situações ao nosso próprio ritmo. Mesmo as breves sequências de Roger e Brianna (ainda que continuem a ser mais frágeis do que as de Jamie e Claire) são colocadas de forma não contrastante, não nos fazendo esquecer nunca de que, do outro lado da cronologia, Jamie e Claire estão a lutar pela sua vida.

Esta nova etapa não irá ser fácil para os nossos heróis e o final de Common Ground deixa-nos certamente com água na boca para o próximo. Até lá, aproveitem e revejam este, porque é tão belo e tão atraente que não vos irá desiludir.

Leiam o nosso Frame by Frame anterior de Outlander aqui.

0 93 100 1
93%
Average Rating

Outlander continua a primar pela sua beleza e por levar as coisas a um ritmo que leva o espectador a saborear todos os seus momentos mais icónicos. Os atores continuam a brilhar e a provar que estão à altura dos desafios que lhes são colocados.

  • 93%

Comments