Frame by Frame Narcos TV

Narcos: Mexico – 1×10 – Leyenda

narcos mexico 1x10

PODE CONTER SPOILERS!

Chegando ao episódio final de Narcos: Mexico, é tempo de fazer um balanço geral. Ainda antes disso, vou só falar-vos um pouco de como tudo ficou aqui, no fim.

Kiki (Michael Peña) foi realmente morto pelo cartel de Guadalajara, como já era de prever. Encontrado num descampado, a tristeza é geral. Tanto para os colegas, como para a estrutura da DEA, mas principalmente para a esposa, Mika (Alyssa Diaz), que vê assim confirmada a morte do amor da sua vida. A relação deles foi uma das coisas mais bonitas que esta temporada nos trouxe e isso é de louvar, ainda que fiquemos tristes com todo este desfecho.

Ainda com o agente, tivemos uma cena que esperamos todos os capítulos para acontecer: uma conversa entre os protagonistas, que se dá quando Camarena está mantido em cativeiro e o traficante decide ir falar com ele. Mesmo que a cena não nos traga nada de especial em termos de desenvolvimento, foi bom ver a forma como os dois, que passaram estes meses a jogar ao gato e ao rato, se relacionam e percebem que estão ambos no fundo do poço.

Depois temos ainda algumas cenas de ação que envolvem a prisão de Gallardo (Diego Luna), que poderiam ter sido bem mais impactantes. Esperamos aquele momento este tempo todo, para no fim ser uma vitória agridoce. O vilão consegue escapar, ao “chantagear” Calderoni com as cassetes da confissão do falecido, com nomes importantes que podem destruir a vida dele. Bem melhor foi a prisão de Don Neto (Joaquín Cosio), que é extremamente bem filmada e realizada, com pormenores incríveis, como o facto dele estar de fones nos ouvidos enquanto tudo acontece e só vermos tudo acontecer.

narcos mexico 1x10

Para melhorar e, sabendo que os outros membros do seu cartel estão reunidos para continuar tudo sem ele, Félix faz uma entrada apoteótica, que confesso me fez vibrar realmente, mesmo ele sendo um bad guy. A cara da maioria dos outros traficantes foi impagável e ele demonstra que está cheio de força para continuar e para comandar. Mas até quando?

Finalmente descobrimos, ao terminar o capítulo, quem é o narrador da temporada. Scoot McNairy surge no ecrã e parece que estamos a ver a entrada de turistas no México, mas depressa percebemos que não é bem assim. Agora o jogo vai mudar e, com a transferência dos antigos agentes, parece que a DEA sabe como irá atuar a partir de agora e teremos o novo protagonista da próxima temporada apresentado, com a Operação Leyenda. 

narcos mexico 1x10

Se formos a fazer uma apreciação geral, Narcos: Mexico não nos apresenta grandes novidades. Já vimos como tudo funciona, já conhecemos minimamente bem esta guerra entre narcotraficantes e a DEA. E por tão bem conhecermos tudo, sabemos que nem sempre tudo termina bem neste mundo, inspirado na vida real. Há mortes de inocentes pelo caminho, há injustiças, há revolta, há vontade de desistir.

Mas o que seria de tudo se simplesmente tudo desistisse? A droga circulava livremente e quantos mais inocentes iriam morrer por causa disso? É aqui que a série ganha. Mostra as coisas como elas realmente são, sem floreados para atrair a audiência ou satisfazer as necessidades do público. Tudo aconteceu. Quem morreu, morreu.

O elenco tem qualidade, agarra facilmente as personagens mas estas não têm o carisma das passadas, principalmente Kiki, por quem torcemos porque é impossível fazer o contrário, mas que no fundo será facilmente esquecido. Talvez Tenoch Huerta e Joaquín Cosio, como Rafa e Don Neto respetivamente, sejam as grandes surpresas e estrelas da temporada, com interpretações que nos apaixonam.

Narcos continua a primar por uma fotografia de ficar de queixo caído, textos inteligentes e sequência de ficar sem ar, seja pela tensão ou pela ação. Fico expectante com o que poderá vir numa possível segunda temporada, ainda que já estejam lançados alguns dados e pistas que demonstram para onde a série possa ir. Quanto a vocês que me acompanharam nestas 10 críticas, vemo-nos para o ano espero eu!

Podem ler o nosso Frame By Frame anterior aqui.

0 89 100 1

89%
Average Rating

Narcos continua a primar por uma fotografia de ficar de queixo caído, textos inteligentes e sequência de ficar sem ar, seja pela tensão ou pela ação. Fico expectante com o que poderá vir numa possível segunda temporada, ainda que já estejam lançados alguns dados e pistas que demonstram para onde a série possa ir.

  • 89%

Comments