Cinema Críticas

Crítica: How the Grinch Stole Christmas (2000)

How the Grinch Stole Christmas

How the Grinch stole Christmas é baseado num clássico literário, com o mesmo nome, de Dr. Seuss de 1957. Conhecido como um dos grandes autores de livros infantis, cartoonista, poeta, escritor, as suas histórias atravessaram gerações.

A adaptação ao cinema da obra de Dr.Seuss ficou a cargo de Jeffrey Price e Peter S. Seaman. Realizado por Ron Howard (Uma Mente Brilhante, Apollo 13) conta a história de uma criatura verde, ignóbil que odeia o Natal.

How the Grinch stole Christmas é daquele filmes que, ou se ama ou se odeia, e revendo hoje consegue-se perceber o porquê. O filme tem um humor estranho, meio sem sentido, as cores são bizarras e os the who’s (habitantes de Whoville), são esquisitos e demasiado excêntricos.

Mas nem tudo é mau, como filme de Natal as mensagens deste filme ainda na atualidade são de extrema importância. Nem sempre o que se faz no passado fica no passado. O bullying que o Grinch sofre na escola pelos colegas faz com que ele se isole. O seu único amigo e companheiro é o seu cão Max, sempre fiel. Toda a dor e humilhação que sofreu por ter uma aparência diferente, fez com se tornasse num ser rancoroso. É a vingar-se no Natal e nos habitantes da vila, que Grinch aprende a lidar com a frustração que sente.

How the Grinch Stole Christmas

Com a pequena Cindy Lou aborda-se outro grande tema do Natal, o consumismo. Triste e desiludida porque todos na vila parecem mais interessados em enfeites e prendas, ela encontra em Grinch, a missão de Natal que procura para reavivar o que acredita ser verdadeiramente o espirito de Natal.

How the Grinch Stole Christmas

No entanto, a alma do filme está numa brilhante representação de Jim Carrey. Grinch serviu-lhe que nem uma luva, como que num casamento perfeito, entre personagem e ator. Carrey encarnou por completo a criatura criada na imaginação de Dr. Seuss. Por muito que se possa apontar ao filme de negativo, na questão de ator principal acertou em cheio.

Resumindo, How the Grinch stole Christmas, é já um clássico de Natal que quer se ame o odeie, deixou uma marca e será recordado por muitas gerações.

Título: Grinch

Título Original: How the Grinch Stole Christmas

Realização: Ron Howard

Elenco: Jim Carrey, Taylor Momsen, Kelley, Christine Baranski , Bill Irwin

Duração: 104 minutos

Trailer | How the Grinch Stole Christmas

Comments