Black Lightning Frame by Frame TV

Black Lightning – 2×05 – The Book of Blood: Chapter One: Requiem

CONTÉM SPOILERS!!!

Havia uma altura em que as séries que compõem a Arrowverse costumavam tomar riscos. E por “riscos”, entende-se “matar um dos membros do elenco que funcione como uma espécie de âncora emocional para os nossos heróis”. Até agora, todas as séries seguiram esta linha, ou então ofereceram algo semelhante (como uma despedida). O episódio desta semana de Black Lightning – que regressa após um curto hiato – segue essa linha de pensamento. Logo no cold open!

Durante uma sequência de perseguição, Gambi (James Remar) é dado como morto, o que deixa os Pierce a tentarem fazer o luto à sua própria maneira. No entanto, uma morte na família não impede que outros planos se desenrolem, mesmo debaixo dos seus narizes.

Black Lightning 2x05

Existe uma forte possibilidade de esta morte não ser permanente (porque se tiverem reparado nas séries da The CW até agora, quase todas possuem o chamado plot armor). E mesmo que assim o seja – ou não – este evento (que marca este novo pod, The Book of Blood) colocou cada um dos Pierce durante uns maus bocados. Por exemplo, Jefferson (Cress Williams) mantém uma postura otimista durante o episódio, mas vai exibindo claros sinais de a realidade assentar; Anissa (Nafessa Williams) refugia-se nos braços da sua ex-namorada (o que resulta num mini-twist que deixa um bocado de água na boca); Lynn (Christine Adams) refugia-se na sua missão de salvar os Green Light Babies… Pelo menos estes três possuem bastante material durante o decorrer do episódio e que nos faz torcer pelos seus trajetos.

Infelizmente, não podemos tecer muitos elogios a Jennifer (China Anne McClain), que continua a agir como uma adolescente mimada ou permanentemente confusa quanto aos sentimentos que nutre por Khalil (Jordan Calloway). A menos que comece a desenvolver uma personalidade mais fincada ou que comece a preparar-se para vestir o inevitável fato de super-heroína, a mais nova deste super-clã está simplesmente a preencher tempo precioso.

Black Lightning 2x05Portanto, é irónico quando um outro estereótipo ambulante como Khalil consegue ser melhor sucedido nesta vertente do que a sua colega. Isto porque o personagem mostra um nível de arrependimento e bondade que o tornam num indivíduo do outro lado da cerca que se torna fácil de torcer. Podemos condenar o facto de continuar a sofrer os constantes abusos de Tobias (Marvin ‘Krondon’ Jones III), mas é através de Jennifer que o personagem exibe algumas qualidades. tornando-o diferente de outros antagonistas da série.

Infelizmente, nem tudo no episódio funciona a 100%. É normal que se queira seguir com a narrativa para a frente em doses pequenas (algo a que já nos habituámos a este ponto), mas o episódio ficaria a ganhar se se centrasse ainda mais nos Pierce e de como estes lidam com a sua perda, do que voltar a investir o nosso tempo – e paciência – nos estratagemas misteriosos de Tobias. Ao fim de cinco episódios, continuamos a não saber o que o gangster está a tramar a longo prazo. Mas digo isto: o novo mistério da temporada certamente deixou-me com a pulga atrás da orelha.

Ainda é cedo para saber se é desta que Black Lightning começa a exibir sinais de recuperação após um início de temporada menos bom, mas este novo pod tem potencial. Se for bem explorado, claro.

Podem ler o nosso Frame By Frame anterior de Black Lightning aqui.

0 66 100 1
66%
Average Rating

Black Lightning regressa após as mini-férias para um episódio pessoal para os Pierce e nada mais do que isso.

  • 66%

Comments