Frame by Frame Outlander TV

Outlander – 4×01 – America the Beautiful

Outlander 4x01

CONTÉM SPOILERS DE OUTLANDER!

Jamie e Claire estão de volta para mais aventuras, mas desta vez fogem à paisagem montanhosa da Escócia, e encontram um lugar nos começos das Américas. Enquanto vêm um amigo a perecer por um crime, o casal mais badalado da televisão ajuda um foragido (também um prisioneiro, tal como o seu colega), de nome Steven Bonnet (interpretado por Ed Speelers) e decidem que irão ficar pelos Estados Unidos a fim de recomporem a sua vida. Como já seria de esperar, envolvem-se novamente em sarilhos… ou melhor, os sarilhos é que vão ter com eles diretamente!

Outlander 4x01

Outlander é uma série subvalorizada; contra isso não há nada a dizer. Embora possa não ser totalmente fabulosa (há certos eventos que poderiam ter um impacto mais dramático do que realmente tiveram) ao longo das temporadas, o certo é que é uma experiência televisiva deslumbrante e digna da atenção de um maior número de espectadores.

A beleza é provavelmente o que mais se realça em tudo neste primeiro episódio. A fotografia, as paisagens, as relações entre personagens; tudo isto junta-se a um aglomerado visual único e que deixa, inquestionavelmente, uma marca nos seus fãs mais acérrimos. O enredo, ainda que não tão forte como quando começou, mantém-se fiel às histórias de Diana Gabaldon e o drama acutilante faz o espectador nunca se cansar de estar investido nos protagonistas que vivem um romance intenso e com constantes reviravoltas.

Outlander 4x01

Caitriona Balfe e Sam Heughan continuam a manter prestações magníficas, os cenários não poupam um valente gastar de “trocos” à produtora STARZ, tornando a série credível e tecnicamente espantosa. Ainda que o twist final tenha sido um ponto máximo do episódio, Outlander precisa de encontrar um pouco de conforto dentro da sua narrativa. Ou seja, ao longo das temporadas, o amor de Jamie e Claire é testado constantemente ao limite, seja por fatores internos ou externos. Sente-se que a série deveria apostar um pouco mais nas suas personagens secundárias (fá-lo mas de forma muito superficial), para que os holofotes se despeguem um pouco do seu duo protagonista.

Mesmo sendo o rosto de Outlander, Caitriona e Sam não estariam juntos sem a ajuda de uma série de companheiros que, por amizade, troca de favores, ou até mesmo cumplicidade, os ajudam a manter unidos. Mas Outlander tem sempre um trunfo na manga; e é este trunfo que, quando é aplicado, leva o público a não ceder aos defeitos mais notórios da série. Este trunfo recai sobre o desconforto e na intensidade que entrega aos momentos mais sombrios e perigosos e que colocam os protagonistas em situações pouco convencionais ou de grande constrangimento físico e psicológico.

Ainda que tenha sido apenas um começo, Outlander promete entregar uma temporada recheada destes momentos que tanto a consagraram em temporadas anteriores, mantendo o seu nível de qualidade e procurando novos objetivos que tornem a jornada de Jamie e Claire numa verdadeira rendição ao amor e à eternidade da paixão.

Outlander 4x01

Há também a carência (há já algum tempo) de um vilão tão violento como foi Jack Randall (interpretado maravilhosamente por Tobias Menzies). Sabemos que as personagens precisam de respirar dentro da história, mas é precisamente no retrato duro e cruel dos tempos em que se insere, que Outlander sobressaiu numa era em que a televisão está constantemente a reinventar-se.

Mesmo não sendo perfeito, este primeiro episódio é muito competente e traz consigo alguns novos desafios, sem nunca perder o carisma técnico e sem comprometer as prestações soberbas dos seus protagonistas. Aguarda-se ansiosamente pelos próximos episódios de forma a saber como irão os Fraser superar esta nova ameaça.

Leiam a nossa Mini-Review anterior de Outlander aqui.

0 82 100 1
82%
Average Rating

Outlander regressa em boa forma, ainda que se sinta a falta de um vilão carismático como o implacável Jack Randall, mesmo com toda a parte bela da sua técnica. Sam Heughan e Caitriona Balfe continuam maravilhosos.

  • 82%

Comments