Cinema Críticas

Crítica: The Nutcracker and the Four Realms (2018)

The Nutcracker and the Four Realms

The Nutcracker and the Four Realms retrata a busca de Clara por uma chave que abrirá uma caixa que lhe foi oferecida pela sua falecida mãe. Numa festa do seu padrinho Drosselmeyer, um fio leva-a à mencionada chave e a um misterioso mundo paralelo. É lá que Clara encontra um soldado e os regentes que presidem três Reinos: Terra dos Flocos de Neve, Terra das Flores e Terra dos Doces. Clara e Phillip (o soldado) tem de enfrentar o misterioso Quarto Reino, lar da tirana Mãe Ginger, para recuperar a chave e devolver a harmonia a este mundo instável.

Quando algo é feito sem um objectivo significativo o fracasso é, na maior parte das vezes, inevitável. Aparentemente o objetivo deste filme era apenas ser bonito e representar a entrada de natal do estúdio para este ano. Realmente é agradável de olhar, ver as decorações e a indumentária das personagens. Mas é apenas isso! Uma casca bonita que não tem quase nada dentro. É algo que relembra Alice Through the Looking Glass mas que peca ainda mais neste aspecto.

The Nutcracker and the Four Realms

A aventura por que Clara passa tem muito pouco fundamento. A ideia era salvar os quatro reinos. Mas não há nada para salvar. O caos apenas se instala quando e porque a personagem entra neste mundo. É dada a ideia que mesmo sem a visita de Clara os Reinos teriam o mesmo fim. O fracasso define-se por uma história que não precisa da sua protagonista. Ou seja, não há uma razão pela qual a personagem tem de ir para esta dimensão, o que tira bastante significado, emoção  e risco ao filme.

Apesar de a personagem não ter fundamento, a atriz surpreende. Mackenzie Foy é mais conhecida pelo seu papel no capítulo final de The Twilight Saga, em que pouco teve que fazer. Com este currículo as expectativas não eram as mais elevadas, mas talvez precisamente por isso, é o melhor deste filme. Já Helen Mirren e Keira Knightley parecem algo perdidas e bem deslocadas das suas personagens. Sobretudo a segunda que teve opções de interpretação algo estranhas.

The Nutcracker and the Four Realms

Conclusão, The Nutcracker and the Four Realms representa uma das raras vezes em que o império Disney falha. Uma história vazia e que faz muito pouco sentido. Apenas é abrilhantada pelas cores e design do que aparece no ecrã para distrair as crianças por 2 horas.

Título: O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos

Título Original: The Nutcracker and the Four Realms

Realização: Lasse Hallström, Joe Johnston

Elenco:  Mackenzie Foy, Keira Knightley, Helen Mirren, Jayden Fowora-Knight, Morgan Freeman

Duração: 99 minutos

The Nutcracker and the Four Realms | Trailer

Comments