Cinema Críticas

Crítica: Scary Movie (2000)

É comédia com um pouco de terror pelo meio. Todos os que nasceram nos anos 80/90 o conhecem. É, literalmente, uma autêntica paródia. De que filme falo? Adivinharam: Scary Movie.

É um filme que dispensa apresentações, dada a sua fama. Saído em 2000, só tinha dois únicos objectivos: ”gozar” com os estereótipos dos filmes de terror e arrancar umas quantas gargalhadas. É uma paródia de vários filmes diferentes e o seu guião é baseado essencialmente em Scream (ler crítica aqui) e I Know What You Did Last Summer. Scary Movie parodia vários filmes (nem todos são de terror): The Matrix, The Usual Suspects, American Pie, The Sixth SenseThe Blair Witch Project e The Shining (ler crítica aqui) são os alvos desta comédia de terror.

Scary Movie é um filme divertido, tem momentos que conseguem deixar-nos a chorar de tanto rir e só por isso já vale a pena ver. Adorei rever o filme, foi uma hora e meia bem passada a gargalhar. Mas o filme também tem um problema: exagero a mais. O exagero é uma característica típica das paródias, mas sinceramente acho que algumas das piadas são demasiado exageradas, até mesmo para uma paródia (como é o caso da cabeça falante da Buffy (Shannon Elizabeth) depois de ser morta). E o problema das piadas exageradas é que acabam por não ter graça nenhuma, deixando apenas a sensação que o filme está a esforçar-se demais para ser engraçado e isso retira-lhe pontos.

É verdade que tem cenas muito exageradas, sim, mas depois há aquelas de ”partir o caco a rir”, como é o caso da parte em que a famosa cena da bala do The Matrix é imitada, ou aquela em que Cindy (Anna Faris) empurra o piano pelas escadas abaixo. É nessas cenas verdadeiramente cómicas que o filme ganha pontos, para compensar os que perde com as partes muito exageradas.

Em Scary Movie, não há grandes guiões, representações ou direcções. Todas as actuações são exageradas, pois o seu propósito é caricaturar as personagens típicas dos filmes de terror. É uma paródia e, tal como eu já disse mais acima, o seu objectivo é fazer rir, gozar, não é ganhar Óscares. E não há mal nenhum nisso, porque às vezes o que nós queremos mesmo é ver um filme destes, que nasceu com o único propósito de nos fazer rir.

Já saiu há quase 20 anos e continua a passar de vez em quando na nossa TV, e nós não nos importamos com isso – Scary Movie é como aquele amigo que está sempre a fazer piadas, ao pé do qual é impossível não nos divertirmos: gostamos sempre de o rever.

Título Original: Scary Movie

Título: Scary Movie – Um Susto de Filme

Realizado por: Keenen Ivory Wayans

Elenco: Anna Faris, Dave Sheridan, Jon Abrahams, Marlon Wayans, Regina Hall, Shawn Wayans, Shannon Elizabeth

Duração: 88 minutos

Trailer | Scary Movie

Comments