Cinema Críticas

Crítica: Evil Dead II (1987)

Evil Dead II Crítica de Cinema

Sam Raimi atingiu fama e popularidade com The Evil Deadum filme que, apesar dos seus defeitos e limitações, acabou por encontrar um estatuto de culto. E dada essa popularidade, era inevitável que, tal como muitos filmes de grande sucesso financeiro, angariasse uma sequela. E assim nasce Evil Dead II!

Aliás, “sequela” pode muito bem ser a palavra que menos se pode usar para descrever este filme. Servindo de reimaginação do filme anterior, vemos Ash (Bruce Campbell) a trazer a sua namorada, Linda (Denise Bixler) para a mesma cabana de antes. E tal como se esperava, as coisas acabam por dar para o torto, com apenas Ash e alguns desconhecidos obrigados a lutarem para se defenderem de ondas de demónios.

Evil Dead II Crítica de Cinema

Este filme mostra-se como um passo decididamente em frente para a saga, e não se trata apenas por ser uma “sequela” (novamente, reiterando que não é bem um seguimento dos eventos anteriores, mas antes uma reimaginação), nem por um orçamento mais avultado (entre os 350 000 dólares do primeiro para os 3 600 000 deste, vai uma grande diferença). Esta nova oportunidade serve para Raimi e companhia de fazerem o que bem lhes apetecer, agora mais e melhor.

E fica mais que claro que Evil Dead II não podia ser mais diferente do seu antecessor. Este oferece uma nova interpretação dos eventos do primeiro filme, mas agora com atores com uma maior experiência, um enredo mais direto ao assunto, sem perder os tons de originalidade que tornou The Evil Dead numa mais-valia no mundo do terror. A ameaça continua exatamente igual a mesma nesta segunda entrada na saga, e nós agradecemos o esforço de Raimi neste novo esforço.

Evil Dead II Crítica de Cinema

Agora, nos dias de hoje, lembra-mo-nos de Ash Williams como aquele badass repleto de one-liners a roçar no cheesy, mas desferindo castigos cada vez mais absurdos nos seus oponentes. Bem, se vocês se recordam – e adoram – essa versão deve-se a Evil Dead II, que consolidou melhor o personagem, não como mais uma vítima de estranhos acontecimentos e traumas, mas como um sobrevivente que pensa rápido mas mais variadas soluções criativas para derrotar o mal. Sim, o elenco secundário também mostra sinais de melhorias e complexidades, mas sejamos sinceros: este é o Ash Williams Show, por assim dizer; e sejamos sinceros por um bocado, não iríamos querer que fosse de outra maneira.

Mais como uma “reimaginação” do que uma “sequela” no seu sentido tradicional, Evil Dead II serve como um passo em frente, não só para as capacidades únicas de Sam Raimi na realização, mas também para Bruce Campbell, que nos oferecer a versão “definitiva” de Ash Williams!

Podem ler a nossa crítica ao filme anterior aqui.

Título: A Morte Chega de Madrugada
Título Original:
 Evil Dead II
Realização: Sam Raimi
Elenco: Bruce CampbellDan HicksSarah BerryKassie Wesley DePaivaTed RaimiDenise BixlerRichard DomeierJohn PeakesLou Hancock
Duração: 84 minutos

Trailer | Evil Dead II

Comments