Cinema Críticas

Crítica: A Nightmare on Elm Street (1984)

A Nightmare on Elm Street

E se nem nos nossos sonhos estivéssemos a salvo? Poucas ideias são mais aterradoras que essa.

A Nightmare on Elm Street  é must-see para fãs de horror. O espírito de um homem assassinado assombra os sonhos de adolescentes, e tem o poder de os matar enquanto dormem. Nancy (Heather Langenkamp) tem de arranjar forma de o parar ao mesmo tempo que luta para se manter acordada, numa corrida contra o tempo.

Quem conhece o trabalho de Wes Craven sabe que é um mestre do terror, cujas obras são verdadeiros ícones do género. Em A Nightmare on Elm Street surge um plot aterrorizante, com performances incríveis de Heather Langenkamp, a corajosa Nancy, e Robert Englund, o eterno Fred Krueger. É uma obra com imagem muito bem executada, que capta a essência da era da realização deste filme.

Tanto a caracterização dos adolescentes como a do desfigurado Fred estão à altura de muitos filmes de hoje em dia, o look da Nancy será sempre inspiração da moda dos anos 80. Até os efeitos especiais surpreendem pela positiva, falhando apenas na mítica cena da língua pelo telefone (todos sabemos qual é) e na cena final, quando é demasiado aparente que usaram um boneco; penso que ficaram um pouco ridículas demais.

A história é boa, contém alguns plotholes, mas com mistério sempre presente, e com a sensação de que nunca podemos estar à espera de onde Krueger irá aparecer, dado que as personagens começam a ficar tão cansadas que não sabem quando estão num sonho ou realidade.

A Nightmare on Elm Street

A soundtrack, de Charles Bernstein, dá-me arrepios sempre que a ouço; funciona imensamente bem na obra e acrescenta medo a cada cena onde aparece.

Johnny Depp faz também uma aparição inesquecível como Glen Lantz, e tem um dos destinos mais tenebrosos.

A Nightmare on Elm Street

A cena final é um pouco confusa mas certamente dá algo que falar, dado a quantidade de teorias que existem online. Na minha opinião, o final da obra é muito assustador e aprecio que não seja exatamente um final feliz. Só tenho pena que tenham exagerado no número de sequelas e remakes.

A Nightmare on Elm Street é um filme divertidíssimo, cheio de terror psicológico e gore. Perfeito para uma noite sem sono.

Título: Pesadelo em Elm Street
Título Original: A Nightmare on Elm Street
Realizado por: Wes Craven
Elenco:  Heather LangenkampJohnny DeppRobert Englund
Duração: 91 minutos

Trailer – A Nightmare On Elm Street

Comments