Mini-Reviews TV Sorry For Your Loss TV

Sorry For Your Loss – Season Finale – 1ª Temporada

Sorry For Your Loss season finale

Consumir televisão hoje em dia é complicado para quem possui vidas atarefadas. Exige um compromisso que muitos de nós ficamos reticentes em cumprir, assim que precisamos de um escape temporário do nosso quotidiano atribulado; e uma série de televisão pode muito bem ser um problema quando nos vemos envoltos numa história que é tão rica e poderosa que nos leva a estar semana após semana atentos à saída do episódio seguinte. No entanto, o Facebook tomou a liberdade de apostar numa nova etapa da sua já longa vida: apostar em séries de televisão.

A primeira série da plataforma social chama-se Sorry For Your Loss e conta a história de Leigh, que está de luto pela morte do seu amado. Leigh embarca numa viagem dura e cruel em busca por respostas ao suicídio do seu aparentemente feliz marido Matt. Com a ajuda do irmão do mesmo, Danny, e a sua família, Leigh procura curar as feridas mais profundas na sua alma e sarar o grande problema que é desprender-se de um amor que já não se encontra no seu meio.

Sorry For Your Loss season finale

O Melhor:

Elizabeth Olsen é extraordinária em Sorry For Your Loss.

A série é tão forte e poderosa (ainda que de episódios curtinhos) que transforma a nossa visão sobre como lidar com delicados problemas sociais como a depressão e o isolamento; solidão e felicidade fictícia.

Para além da própria narrativa ser extremamente densa e complexa, as interações entre personagens (cada uma com problemas reais e de forte incidência no meio social contemporâneo) surgem como um veículo para o espectador se embrenhar e de refletir sobre estas questões tão frágeis e, no entanto, tão importantes.

Para além da facilidade de visionamento, Sorry For Your Loss possui também uma característica importante e que poderá ser ainda mais relevante no meio em que nos inserimos. Aqui vemos o luto profundo de uma pessoa que perdeu quem mais amava neste mundo, muitas vezes sem se aperceber de como essa pessoa estava psicologicamente debilitada. Camuflar e reprimirmos as emoções é o “pão nosso de cada dia” e é importante estarmos atentos aos sinais que fazem com que haja comportamentos disruptivos por parte da pessoa. É difícil quando o isolamento e o desapego repentino surgem… talvez o maior problema mesmo seja a insistência com que queremos ver as pessoas de quem mais gostamos felizes, e nem sempre respeitamos o seu espaço e a sua mentalidade.

Sorry For Your Loss season finale

Há uma linha ténue em entender estes problemas. O sentimento de culpa é intrínseco, assim que vemos a situação ficar fora de controlo e, especialmente, quando não nos apercebemos dos comportamentos que se vão manifestando gradualmente pensando que “é uma fase” ou “isto passa”. É na leveza com que o ser humano se trata a si mesmo (muitas vezes por mecanismo de defesa para não nos apegarmos demasiado) que os problemas muitas vezes explodem bem na nossa cara.

A nível argumentativo, Sorry For Your Loss é prodigiosa, e o episódio 17 Unheard Messages é uma ode a todos os que sofrem de doenças mentais. É talvez um episódio tão forte emocionalmente que é impossível não nos revermos na situação de Matt, que, embora esteja rodeado por muitas pessoas, sente-se sozinho e desamparado. A ansiedade domina a cada passo, nublando muitas vezes o valor que deve ser recíproco para os que o tratam da melhor forma. Para além disto, Sorry For Your Loss lida com dificuldades familiares que podem muito bem ser um impulsionador deste tipo de doenças.

Os episódios estão disponíveis gratuitamente na página oficial da série no Facebook e podem vê-los aqui. A câmara de James Ponsoldt é praticamente unânime com a nossa vida, espelhando quase que de forma real os problemas das personagens e a dor que sentem. Com performances magníficas, não só de Olsen, mas também de Janet McTeer, Jovan Adepo e Mamoudou Athie, a série é já um dos maiores triunfos do ano.

O Pior:

Há pouco a acrescentar de negativo nesta primeira temporada de Sorry For Your Loss.

No entanto, algumas das personagens secundárias não foram aproveitadas de forma rentável, caindo muitas vezes no esquecimento.

Assim que a série se distancia do seu drama principal, perde igualmente alguma força, mas deixa sempre uma “porta aberta” para eventos que poderão dar alento a toda a dor que sentimos ao acompanhar a série.

Portanto, Sorry For Your Loss é já um produto de referência e uma primeira experiência em rede social brilhante e que prova que elas podem ser usadas em prol de ajudar alguém, em qualquer parte do mundo, a sentir-se melhor por verem um retrato fiel das suas doenças mentais.

Estado da Série: STAND-BY

Leiam outras Mini-Reviews aqui.

Sorry For Your Loss season finale

0 97 100 1
97%
Average Rating

Sorry For Your Loss é uma série extraordinária e que devia ser vista por todos devido à sua temática que se insere diretamente num problema social muito relevante e que, de alguma fora, o torna tão realista que é difícil o espectador não criar empatia.

  • 97%

Comments