Frame by Frame Sara

Sara – 1×03 – Episódio 1.3

Sara

Sara está completamente mergulhada no seu novo projecto. Com as dicas de Nikki (Inês Aires Pereira) e o apoio do life coach Paulo Prazeres (Bruno Nogueira), a recém convertida atriz de novela estuda os textos afincadamente e dá tudo nesta nova etapa. Mas não vai ser fácil.

Sara 1×03

O terceiro episódio dá-nos uma Sara parcialmente renovada. Batidos de fruta; sessões de life coaching; redes sociais ao rubro. Tudo o que Nikki lhe sugeriu. Sara apercebe-se que o ideal é adaptar-se a este novo universo antes que ela a atropele.

Sara conhece finalmente parte da equipa com quem vai trabalhar na novela. O realizador Paulinho (Cristóvão Campos) , que já havíamos conhecido no episódio anterior, recebe-a de braços abertos. Recepção igualmente calorosa é a de João Nunes (Nuno Lopes) cuja primeira interação que tem com Sara vai no sentido de perceber se aquelas calças lhe realçam o rabo.

No momento da gravação percebem-se os contrastes. Sara, com o texto preparado e um profundo conhecimento do seu personagem, exagera para o que é pretendido. Do outro lado, João Nunes, não sabe os básicos do seu personagem e vai inventando à medida que tudo vai acontecendo… Mas no fim ainda é ele que tem conselhos para dar!

Um fã incondicional de Sara encontra-a num restaurante e aborda-a sobre os seus projetos passados e correntes no cinema. Elogia a sua capacidade de se manter fiel e nunca se “vender à novela”. Sara confronta-o com o facto de que nem sempre é possível ser fiel porque há contas para pagar e gera-se um conflito prontamente sanado por Nikki.

Análise e conclusão

Neste episódio temos o choque mundos evidente. Sara entra finalmente na realidade da novela e apercebe-se que ali tudo é diferente. Desde o ritmo até aos pequenos detalhes do guarda-roupa. Basta fazermos aqui um pequeno paralelo: no episódio número 1, Sara andava constantemente acompanhada por duas personagens que estavam constantemente a cuidar-lhe do guarda-roupa e maquilhagem; neste episódio, quando Sara tenta abordar a menina do guarda-roupa com uma simples pergunta é imediatamente bloqueada por um simples “quando for a sua vez, eu chamo-a”.

Temos aqui também mais um estereótipo: o galã masculino. O cuidado com a aparência. O aspecto rebelde. E no final do dia ainda ter a “audácia” de dar dicas à “estrela do cinema”.

Nikki é das personagens mais divertidas da novela. Foi ela de “deu” alguma cor á vida de Sara que agora vemos a beber água com limão, a fazer saladas e batidos e a tentar ter uma presença online mais forte. É a assim a vida da atriz de novela, segundo a série Sara.

Nikki Garcia tem uma importância grande para a nova vida de Sara
Nikki Garcia tem uma importância grande para a nova vida de Sara

O retrato continua a ser bem feito. Mais do que isso, o enredo parece manter a coerência e percebemos que as personagens que vão sendo inseridas têm efectivamente algo a acrescentar.

Em termos técnicos, remeto para o que escrevi na análise ao episódio 1: irrepreensível. Em termos de representação, já me tinha apaixonado pela dupla Beatriz Batarda/Nuno Lopes em Alice, agora num registo diferente, parece que me voltarei a apaixonar.

0 76 100 1

76%
Average Rating
  • 76%

Comments