Cinema Críticas

Crítica: Teen Titans Go! To the Movies (2018)

Durante uma boa porção da minha adolescência, fazia-me acompanhar de uma série animada intitulada simplesmente de Teen Titans. Esta era uma das poucas séries animadas da DC Comics que possuía montantes iguais de comédia (graças ao estilo artístico inspirado na animação japonesa) e também de desenvolvimento dos seus protagonistas. Teen Titans Go! é uma história completamente diferente, com o elenco principal a ser reduzido a meras caricaturas deles mesmo para agradar a uma camada ainda mais jovem. Uma ação que não caiu muito bem nos inúmeros fãs da série original (eu incluídos). Portanto, quando a Warner Bros. revelou que estavam a desenvolver uma longa-metragem animada baseada nesta nova itineração, não podia deixar de revirar os olhos, a pensar que não podiam estragar ainda mais a sua imagem. Bem, confesso-me, aqui, que estava enganado. Embora não seja exatamente perfeito, Teen Titans Go! To the Movies acabou por ser um dos melhores filmes de animação do ano. Por incrível que possa parecer.

Neste universo, todos os super-heróis da DC Comics estão a ter direito aos seus próprios blockbusters. Isto capta a atenção dos Teen Titans, que fazem tudo por tudo para poderem ter o seu próprio filme e a serem levados mais a sério. No entanto, também têm de se contentar em impedir um vilão de concretizar o seu diabólico plano para dominar o mundo.

Teen Titans Go! To the Movies Crítica de Cinema

Numa vista mais séria, o próprio enredo do filme revela-se um tanto ou quanto básico. Não que tenha alguns elementos redentores (um pouco mais sobre isso mais à frente), mas porque toca justamente em elementos já batidos na indústria no geral, quanto mais num típico filme de super-heróis. Mesmo antes do desenrolar do terceiro ato, os plot twists acabam por ser revelados se uma pessoa tiver o mínimo conhecimento do lore da DC Comics e saiba somar 2+2 (sim, isto é um resumo da previsibilidade do guião do filme).

Dito isto, tenho de reconhecer que Teen Titans Go! To the Movies não é um filme que deve ser levado demasiado a sério. Os realizadores, produtores, guionistas, animadores e atores sabem muito bem disso e aproveitam-se disso mesmo para oferecer uma verdadeira paródia aos filmes de super-heróis. Em mais do que uma instância, o filme consegue gozar com as tropes associadas aos super-heróis. E vai muito mais além do que usar meta-referências (creio ser dos poucos que considera a inclusão de Nicolas Cage como Superman não podia ter sido mais meta). E isto sem incluir as referências constantes ao Universo Cinematográfico da Marvel (sim, incluindo um cameo).

Teen Titans Go! To the Movies Crítica de Cinema

Este filme pode não cair muito bem na consideração para quem repudia Teen Titans Go! com todas as entranhas; mas, para os poucos que seguem com fidelidade, o filme tem direito a alguns throwbacks à série, e vemos isso na forma do regresso do elenco vocal da série. A eles juntam-se outros atores de renome, nomeadamente Will Arnett como a versão Go! de Slade “Deathstroke, mas que ninguém chama por ser um filme para crianças” Wilson, correspondendo ao que o ator é capaz de fazer (basta lembrar do quão contagiante o ator era quando Arnett assumiu o manto de Batman tanto em The Lego Movie ou The Lego Batman Movie). Também temos a presença de Kristen Bell como Jane Wilson, a produtora de diversos filmes de super-heróis e que, aqui, volta a mostrar o seu lado cómico. O filme ainda conta com outros cameos

Em suma, tanto para os fãs e não-fãs de Teen Titans Go! podem encontrar em Teen Titans Go! To the Movies uma fonte de entretenimento inesperada. Uma aventura colorida para os mais pequenos e com inúmeras referências e meta-humor para entreter os mais velhos. (Ah, e fiquem para depois dos créditos; não se vão arrepender!)

Título Original: Teen Titans Go! To the Movies
Título: Teen Titans Go! O Filme
Realização: Aaron HorvathPeter Rida Michail
Elenco: Scott MenvilleGreg CipesKhary PaytonTara StrongHynden WalchWill ArnettKristen Bell
Duração: 
84 minutos

Trailer | Teen Titans Go! To the Movies

Comments