Frame by Frame Shameless TV

Shameless – 9×05 – Black-Haired Ginger

shameless 9x05

PODE CONTER SPOILERS!

E temos finalmente aquelas vibes familiares de regresso em força esta semana em Shameless, e que saudades tinha disto!

Antes de passar ao que realmente importa neste episódio, vamos falar do que aconteceu com cada um deles. Debbie (Emma Kenney) continua cheia de dúvidas acerca da sua sexualidade, ainda para mais depois de uma “aula de lesbianismo” secante, dada por Alex. Confesso que já não olho com muitos bons olhos para a relação das duas, acho que não tem pernas para andar. Tudo isto acabou por trazer de volta duas personagens que vimos na temporada passada e das quais já tínhamos saudades: Mel e Nessa.

Carl (Ethan Cutkosky) vai a uma espécie de festa de boas-vindas da West Point e acaba por conhecer a filha do responsável da Academia. A química é imediata e, ainda que as coisas aqueçam, nada de mais avançado acontece. O rapaz filma isso para provar que não fez nada com ela, mas isso provoca o efeito contrário. Ainda que haja uma reviravolta no final já esperada, estou curioso para saber o que vão fazer aqui.

shameless 9x05

Kevin (Steve Howey) é convidado para ser orador numa marcha das mulheres mas depois de ouvir alguns relatos acerca daquilo que cada uma delas passa, fica pasmado. É muito bom abordarem este tema com alguma leveza, mas sem deixarem de colocar o dedo na ferida. O marido de V é como muitas das pessoas que andam por aí, sem noção daquilo que acontece com o género feminino, muitas das vezes mesmo ao nosso lado.

Lip (Jeremy Allen White) está a deixar-se cair num ciclo que pode ser perigoso. Depois de perder Xan e continuar a lutar contra o vício do álcool, tenta agora substitui-lo com o tabaco mas o pior é quando se envolve em lutas ilegais de motas. Isto não vai acabar bem…

Já Frank (William H. Macy) não aprende definitivamente e, agora, o seu fígado volta a dar trabalho, tendo inclusivé de começar a tomar medicação para isso. Resultado? Os efeitos secundários tiram-lhe a ereção, o que acaba por proporcionar algumas cenas bem engraçadas. As coisas melhoram quando ele conhece Ingrid (Katey Sagal, que alguns bem conhecem). É ela que lhe volta a “dar vida” e duvido que isto fique por aqui.

shameless 9x05

Contudo, apesar de toda a animação, tudo se centra em Fiona (Emmy Rossum) e Ian (Cameron Monaghan). Ela não consegue não se preocupar com os seus irmãos e a possível prisão do mano bipolar deixa-a ansiosa. Quem acaba por sofrer com isso é a sua relação com Ford (Richard Flood). Este casal tem-me conquistado com o tempo e tenho de admitir que gosto bastante de os ver juntos. Há ligação e gosto que resolvam o que se vai passando com maturidade, sem grandes dramas.

Ian não quer alegar a sua doença em tribunal, para não retirar toda a credibilidade que o movimento Gay Jesus teve até então. Mas felizmente, muda de ideias. Ver a família toda em tribunal, a torcer para que aquilo dê certo, é exatamente o que precisávamos. A Fiona que trata de tudo, também já fazia falta e tal como ela diz: “Nada é maior que a família” e os Gallaghers sempre nos ensinaram isso.

Aconteça o que acontecer, acredito que a narrativa vai tomar um novo rumo a partir da próxima semana, seja qual for a decisão. Shameless sabe como acertar em cheio, mas acaba por cometer algumas falhas ao introduzir histórias e personagens aleatórias, sem lhes dar o tratamento necessário. O casal lésbico ainda vive no prédio da protagonista mas só decidiram aparecer agora numa cena random; a ex-namorada de Carl desapareceu e nunca mais se falou sobre isso; trazerem o pai de Mickey só porque sim.

Espero que tudo isto acabe por ser “explicado” mais cedo ou mais tarde, mas não é por isso que a série deixa de ter a força que sempre teve. Pelo contrário. Depois de umas semanas mais mornas, acredito que agora que está a chegar ao fim da primeira parte da 9ª temporada, Shameless nos traga capítulos como só eles sabem fazer.

Podem ler o Frame by Frame anterior, aqui.

0 85 100 1
85%
Average Rating

Depois de uns capítulos mais mornos, acredito que agora que está a chegar ao fim da primeira parte da 9ª temporada, Shameless nos traga capítulos como só eles sabem fazer. 

  • 85%

Comments