Cinema Críticas

Crítica: Constantine: City of Demons – The Movie (2018)

Constantine: City of Demons - The Movie Crítica de Cinema

Neste ano, a CW Seed lançou Constantine: City of Demons, uma webseries que foca-se numa aventura animada a solo de John Constantine (Matt Ryan). Uma webseries que tinha sido bem recebida, tanto pela crítica especializada, como pelos fãs do personagem, especialmente os fãs da extinta série do mesmo nome. E agora, recentemente, o serviço web da The CW lançou os restantes episódios da série. No entanto, esta fê-lo de uma maneira diferente: ao invés de lançar o resto da história em formato episódico, tivemos direito ao formato de longa metragem animada. E esta é a sua crítica.

Esta versão de Constantine: City of Demons segue a mesma linha que o filme: Constantine é recrutado pelo seu amigo de longa data, Chas Chandler (Damian O’Hare), para tentar ajudar a sua filha, Trish (Laura Bailey), que caiu num coma fora do comum. Isto leva Constantine e Chas a viajar para a cidade de Los Angeles, onde a teia demoníaca adensa-se cada vez mais.

Constantine: City of Demons - The Movie

Para os poucos que seguiram os primeiros 5 episódios, não encontrarão imensas novidades neste filme, com o primeiro ato a desenrolar-se de forma completamente semelhante à versão episódica, com a benesse de incluir mais cenas de violência não-censurada, justificando, assim, a sua classificação para maiores de idade (e, sejamos sinceros, a personagem de John Constantine é completamente indicada para este tipo de área mais negra). Infelizmente, o mesmo não se pode dizer sobre o segundo ato do filme, que atinge aqui um ritmo mais lento e que os antagonistas secundários se vão alterando aqui e acolá. Felizmente, o enredo redime-se no seu terceiro ato, com o sentido de urgência a romper pela escala e a oferecer alguns twists, no mínimo, surpreendentes e, ao mesmo tempo, trágicos, pautando um universo em que, nas palavras do próprio protagonista, “não existem finais felizes. Há sempre um preço a pagar“.

O elenco vocal conta com um elenco de atores veteranos dentro da área (atores como a já mencionada Bailey ou Robin Atkin Downes são nomes de peso), mas conta com O’Hare como um dos claros destaques, trazendo um certo nível de ingenuidade ao seu Chas. No entanto, é Constantine que consta no seu título. E aqui, é Matt Ryan que volta a tomar o papel, e fá-lo com uma mestria que só podia vir de alguém que conhece o personagem melhor do que ninguém. Constantine pode ser um dos good guys, com as intenções certas no sítio certo, mas isso não significa que ele não cometa erros. Erros esses que lhe trazem um peso na sua alma. E Ryan consegue transmitir esse cinismo e cansaço a este personagem.

Constantine: City of Demons - The Movie

Se há outro elemento que podia ter sido melhorado é o estilo de animação. Este é um estilo que se tem mantido consistente em vários filmes dentro da continuidade animada da DC Comics. No entanto, para um filme como Constantine: City of Demons, este polimento, as caras lavadas, não fazem muito juz ao tipo de universo que estaríamos à espera de conhecer. É difícil reconhecer o negrume do filme quando os personagens aparecem quase sempre limpos.

Em suma, e apesar de algumas claras falhas em termos do estilo de animação usado e de um enredo menos bom, Constantine: City of Demons revela-se como uma alternativa para quem é fã acérrimo da itineração de Matt Ryan deste “Mestre das Artes Negras”.

Já agora, poderão ler o Mini-Review dos primeiros cinco episódios aqui.

Título Original: Constantine: City of Demons – The Movie
Título: Constantine: City of Demons – The Movie
Realizador: Doug Murphy
Elenco: Matt RyanDamian O’HareLaura BaileyEmily O’BrienRobin Atkin DownesRachel KimseyJim MeskimenKevin Michael RichardsonRick D. Wasserman
Duração: 90 minutos

Trailer | Constantine: City of Demons – The Movie

Comments