Black Lightning Frame by Frame TV

Black Lightning – 2×01 – The Book of Consequences: Chapter One: The Rise of the Green Light Babies

Black Lightning 2x01

CONTÉM SPOILERS!!!

Se há uma das mais duras críticas que se pode fazer às séries da Arrowverse, é a crítica de que, de temporada para temporada, parece que não existem consequências reais referentes aos atos antecedentes. E vemos isso em séries como Arrow ou The Flash, principalmente. No entanto, Black Lightning não é como as outras, e não é por causa de se situar num universo paralelo ou por ter um herói de idade avançada em contraste com os protagonistas juvenis ou jovens adultos. Não, outro aspeto que separa esta série das restantes é da forma de como as suas ações, por mais nobres que possam ser, trazem sempre consequências.

No final da primeira temporada, todos os segredos que ligavam a misteriosa organização ASA às várias experiências que decorreram em Freeland vieram à tona. No entanto, em vez do típico final feliz, as consequências fizeram-se sentir nas ruas da cidade, com as forças policiais e o público em geral a envolverem-se numa onda de violência contra os vários meta-humanos que foram erguendo graças ao consume desenfreado da droga Green LightBlack Lightning nunca foi uma série que escondia algumas alegorias referentes ao que vamos encontrando na sociedade no lado de cá. Ao ver as cenas que vão decorrendo ao longo do episódio, é impossível não criar paralelismos com o nível de violência ou descriminação de que as minorias étnicas são alvo constante. Este é um claro exemplo de “a arte imita a vida”, por assim dizer.

Black Lightning 2x01

“Consequências” definiu o episódio de estreia da segunda temporada, e vemos o peso destas nos Pierce. Na temporada anterior, Jefferson (Cress Williams) voltou a vestir o seu fato de Black Lightning para salvar as suas filhas; no entanto, este agora enfrenta as consequências dos seus atos, com a sua carreira agora em risco. Lynn (Christine Adams) tentou ajudar as vítimas das experiências e agora enfrenta um escrutínio invasivo; mas quem está a lidar mais com as consequências é Jennifer (China Anne McClain), que sente uma enorme pressão após os eventos da temporada anterior.

No meio de tanto negrume e de uma dinâmica de família prestes a cair aos bocado, torna-se impressionante como é que Black Lightning consegue encontrar alguns resquícios de funcionamento. E muito provavelmente este será o grande trunfo da série: não importa o quão sérias as coisas se tornem, ou as duras consequências do que daí virão, podemos sempre contar com os Pierce para trazer um clima mais ameno quando assim for necessário. E quiçá, algumas gargalhadas necessárias.

Black Lightning 2x01

Mas Black Lightning não é uma série perfeita. Neste episódio, somos apresentados a algumas dicas sobre o que poderemos esperar da temporada; no entanto, nunca nos é oferecido os detalhes concretos sobre o que poderemos REALMENTE esperar. Não existe ainda uma linha narrativa que consiga envolver todos os elementos. Porque de resto, este episódio não passa de uma espécie de apanhado sobre o status quo dos Pierce após os eventos da temporada anterior.

Podem ler o nosso Frame By Frame anterior da série aqui.

0 72 100 1

72%
Average Rating

Apesar de ainda não termos uma clara linha narrativa para esta temporada, Black Lightning continua a dar provas do seu claro potencial.

  • 72%

Comments