Cinema Críticas

Crítica: Smallfoot (2018)

Smallfoot conta a história de um yeti ou abominável homem das neves, que encontra algo inimaginável, um “humano”. Com esta revelação começa a aventura de Migo (Channing Tatum). A novidade da existência do “pé-pequeno” vai revolucionar a pequena comunidade de yetis e abrir caminho para segredos escondidos.

Numa comunidade organizada hieraticamente e cegamente obediente a um líder, o stonekeeper (Common), nomeado assim por literalmente carregar consigo todas as leis dos yetis inscritas em pedras. Aparece Migo com a novidade da existência de um smallfoot. Com esta revelação Migo tem um dos primeiros grandes desafios escolher entre a integridade da verdade que o levará a ser expulso ou a negação. É na companhia do grupo rebelde liderado pela filha do stonekeeper Meechee (Zendaya) que Migo parte em busca de provar a existência dos humanos.

Integridade foi talvez das palavras mais ouvidas em Smallfoot, e mesmo Migo tendo primeiramente escolhido manter-se fiel ao que tinha visto, consequentemente ser expulso e partir numa aventura. Mais tarde vemo-lo voltar atrás e sofrer com as consequências disso. É também aqui que o filme poderia ter aprofundado mais. Não só no lado dos yetis como na parte humana. Mesmo sendo os mais pequenos o público alvo o filme poderia ter abordado melhor a dinâmica humano yeti. No final ficamos com a sensação que a mensagem mesmo que boa ficou aquém, pois o menos explorado foi precisamente as semelhanças emocionais entre os humanos e os yetis.

A parte musical de Smallfoot é agradável, meramente comercial, e esquece-se facilmente. O melhor momento musical (e até mesmo do filme) é o rap do Stonekeeper ao mostrar o quanto o medo pode dominar uma inteira comunidade e envolve-la na aparente perfeição da ignorância movida por um só “ser”.

Smallfoot conta com um elenco de luxo num filme de animação que vai agradar aos mais pequenos pelos personagens, momentos engraçados e inteligente virada de os gigantes terem medo dos mais pequenos. Mas onde poderia explorar mais cai no demasiado simplista e raso.

Título: Smallfoot: Uma Aventura Gelada

Título Original: Smallfoot

Realização: Karey Kirkpatrick, Jason Reisig

Elenco: Channing Tatum, Zendaya, James Corden, Danny DeVito, Gina Rodriguez, Common

Duração: 96 minutos

Trailer | Smallfoot

Comments