BoJack Horseman Mini-Reviews TV TV

Bojack Horseman – Season Finale – 5ª Temporada

Se a maioria das séries perde o fio à meada após duas ou três temporadas, BoJack Horseman tem vindo a demonstrar precisamente o contrário. A quinta e mais recente temporada estreou na semana passada e vem avigorar a série animada como uma das mais inteligentes e criativas séries atuais da Netflix.

Num mundo onde animais antropomorfizados convivem vulgarmente com seres humanos, BoJack Horseman (literalmente, um homem cavalo) é um ator milionário conhecido por uma popular série dos anos 90, “Horsin’ Around”. Mas se toda a fama e dinheiro alcançados lhe permitem ter uma bela casa em Hollywood, não lhe permitem, contudo, comprar a tão desejada felicidade.

Nos últimos quatro anos, a série tem vindo a debater-se sobre aquilo que é ser bom e ser mau, e sobre o que é preciso para ser feliz, enquanto acompanha a vida de BoJack (Horseman, claro). Nesta nova temporada, contudo, a questão alcança uma nova dimensão: é possível ser-se bom quando já se fez tanto mal?

O melhor:

Todas as principais personagens recebem nesta temporada um episódio que lhes é especialmente dedicado estendendo uma reflexão auto-dissectiva aos diferentes problemas de cada um deles, problemas esses, que são, na verdade, as questões metafísicas habituais que vamos confrontando ao longo das nossas vidas: como podemos ser melhores pessoas (BoJack); como lidar com o final de uma relação (Diane, episódio 2); como não devemos de nos contentar com aquilo que temos, se não é o que procuramos (Todd, episódio 3); como devemos de viver a vida que queremos viver e não a que os outros têm planeada para nós (Princess Carolyn, episódio 4); como somos nós que decidimos a dimensão física ou espiritual de tudo o que nos acontece (BoJack, episódio 6); como é importante tomarmos responsabilidade pelos nossos próprios erros e aprender com eles (Mr. Peanutbutter, episódio 8), etc..

“How do you make something right when you’ve made it so wrong, you can never go back?” BoJack Horseman

Há cerca de um ano atrás, o mundo ficou abalado quando se veio a desmascarar vários escândalos sexuais e harém social que se vivia em Hollywood nos últimos anos. Milhares de pessoas (na sua maioria, mulheres) ao verem algumas personalidades do cinema e da televisão a assumirem o rosto de vítimas de abusos sexuais, ganharam também a coragem para partilharem a sua história e gerou-se assim um movimento social inédito (conhecido pela hashtag #MeToo). Os criadores de BoJack Horseman foram ousados e decidiram não ficar indiferentes ao sucedido. Através do enredo principal exploram as questões morais que explicam porque houve mulheres que vieram publicamente revelar o que lhes aconteceu e o que as impediu (e ainda impede) de falar até agora.

Para além de atrevidos, os diretores foram corajosos ao apostarem em novas formas de construir enredos. Tomaram novas direções e temos episódios em que as personagens são trocadas pelos seus análogos, episódios em que Philbert, a série dentro da série, intercede a história cardinal e episódios onde um monólogo de auto-reflexão prima num momento de televisão magnífico.

O pior:

Depois de uma temporada consistente e em que a fasquia (que já era elevada) é ultrapassada, não há muitos pontos negativos a constatar. Algumas piadas pareceram um pouco deslocadas mas foram tão exíguas, tão diminutas, que facilmente são esquecidas e ultrapassadas com piadas melhores, mais numerosas, e morais fortes que cimentam cada um dos doze episódios.

BoJack Horseman revela nesta quinta temporada que meia década depois os seus criadores ainda estão cheios de ideias irreverentes, demonstrando um grau elevado de narrativa. Neste momento, é uma série animada sobre animais, é BoJack Horseman, a série que mais fielmente representa a cruel tragédia da humanidade.

Estado da série: RENOVADA
0 96 100 1

96%
Average Rating

BoJack Horseman revela, nesta quinta temporada, que meia década depois os seus criadores ainda estão cheios de ideias irreverentes, demonstrando um grau elevado de narrativa. Neste momento, é uma série animada sobre animais, é BoJack Horseman, a série que mais fielmente representa a cruel tragédia da humanidade.

  • 96%

Comments