Fear The Walking Dead Frame by Frame

Fear the Walking Dead – 4×10 – Close Your Eyes

Close Your Eyes, embora com algumas cenas apelativas, começou com todo o aspecto de filler episode para empatar o espectador. Porém, à medida que foi evoluindo, foi-se assumindo com um daqueles episódios que, mesmo sem grandes avanços, é essencial para a narrativa global.

Sobre Close Your Eyes (spoilers)

Alicia (Alycia Debnam-Carey) encontra uma casa aparentemente abandonada. Após uma inspecção mais minuciosa ela encontra a família já transformada em walkers. Ela mata o casal e os dois filhos – um paralelo para a sua família pré-apocaliptica – e fica assim com a casa só para ela… Mas não por muito tempo. Alicia acaba por descobrir que Charlie (Alexa Nisenson) também encontro a casa e se refugiu nela. Com todo o histórico entre as personagens é fácil de perceber que aquela casa, por muito grande que seja, é pequena de mais para aquelas personagens.

O ponto central da história é justamente a luta interna destas personagens. A bagagem que cada uma carrega envolve directamente a outra. De um lado, Charlie tenta encontrar uma forma de se redimir e de encontrar a paz depois do que passou com a sua própria família. Do outro lado vemos Alicia a lidar com os sentimentos de rancor pela morte de Madison e Nick, às quais Claire está directamente ligada.

Inicialmente Alicia revela que jamais conseguirá perdoar Charlie, mas com a tempestade a isolá-las dentro da casa e com as duas a aperceberem-se de que vão precisar uma da outra para sobreviver, a aproximação acaba por acontecer e as duas abrem-se uma com a outra revelando o que as atormenta, facilitando a relação.

Close Your Eyes
Alicia e Charlie parecem ter resolvido as suas enormes diferenças enfrentando as circunstâncias negativas deste episódio.

Este episódio serve precisamente para mostrar a construção da relação entre as duas personagens. É uma ligação com principio, meio e fim e entrega-nos assim um episódio sólido e completo. Em paralelo com as difrenças das duas temos a sua natural luta pela sobrevivência. Os condicionalismos da tempestade – a iminente destruição da casa – coloca as vidas delas em risco e leva-as ao limite. Charlie revela a história dos seus pais e praticamente implora que Alicia a mate antes que morram afogadas e se transformem em walkers… Mas acaba por não ser capaz.

Como seria expectável, as personagens acabam por não morrer na cave, sendo salvas no último momento por um herói improvável: um walker que as duas não haviam matado antes. Mais um passo bem dado num enredo bem estruturado. Podemos sempre questionar a forma como aconteceu o salvamento, uma vez que um walker conseguiu quebrar as correntes que Alicia anteriormente não havia conseguido…

Conclusão

Alguns momentos do episódio fazem uma ligação ao percurso de Madison. A frase dita por Madison “No One’s Gone Until They’re Gone” é repetida pelas personagens e Charlie conforta Alicia lembrando-a que a Madison (Kim Dickens) jamais irá morrer, pois agora vive dentro dela.
No fim, vemos que ambas vão em busca dos restantes sobreviventes, mas acabam por não encontrar ninguém. Ficamos sem saber o que se passou com toda a gente. Charlie fica preocupada com o que terá acontecido, mas Alicia demonstra que está disposta a sobreviver apenas com Charlie.

Sou céptico quanto a estes episódios que se focam apenas em um ou dois personagens, mas na realidade Fear The Walking Dead tem conseguido fazê-los relativamente bem e o grande exemplo disso é Laura. Este também foi um bom episódio. Para funcionarem, estes episódios têm de mostrar e fundamentar alguma evolução nas personagens e, neste campo, Close Your Eyes esteve irrepreensível.

Esteticamente a competência de Fear The Walking Dead continua. Continuamos a ter escolhas de edição e pós-produção muito bem feitas, com a colorização a reflectir não só o estado de espírito dos personagens, como as condições meteorológicas.

Além de tudo, podemos dizer que a tempestade, além de ter separado o grupo e ter dado o mote para o que resta da temporada, veio “lavar” a alma de Alicia e temos a personagem novamente a evoluir e a continuar a sua solidificação.

0 68 100 1
68%
Average Rating

Fear the Walking Dead – 4×10 – Close Your Eyes

  • 68%

Comments