Dos Quadradinhos à Grande Tela Rubricas

Bem-vindo de volta, Broly!

Broly

Nunca escondi o facto de Dragon Ball me ter marcado a minha infância. As aventuras de Son Goku, desde a sua juventude inspirada no conto chinês Journey to the West até à idade adulta, em que enfrentou tiranos galácticos, ciborgues e mesmo divindades, este anime definiu-me a minha juventude, tal como o de muitos adultos atualmente. Como tal, e dada a popularidade, seria inevitável que fossem criados uma série de filmes animados que serviram o seu propósito de entreter o espectador, ainda que não entrem propriamente na cronologia oficial da saga (tirando Battle of GodsRessurrection F). Dentro de uns meses, teremos o primeiro filme com a marca Dragon Ball Super. No entanto, a surpresa do filme está no seu título oficial: Dragon Ball Super: Broly. O que significa uma coisa:

Broly is back, baby!

Após o pedido de muitas famílias (de fãs), o afamado Super Guerreiro Lendário está de volta. E desta vez, faz parte do cânone estabelecido em Dragon Ball Super! Embora hajam muitos fãs que estão com as expectativas em alta com o regresso deste guerreiro, existe uma boa questão para quem preferiu não tocar nos filmes (se bem que seja um cenário um tanto ou quanto provável): “Quem é esse Broly?“. Existe uma forte possibilidade de esta nova versão não ser exatamente a mesma que a original (basta ver a versão reformulada do filme em baixo):

Broly, com o novo design de Dragon Ball Super.

Mesmo assim, e se não sabem quem é este personagem, então este artigo é mesmo para vocês!

  • Origem

Tal como personagens como Goku ou Vegeta, Broly é um dos poucos sobreviventes do desastre que destruiu o planeta Vegeta, o seu planeta natal. No entanto, as semelhanças tornam-se cada vez mais pessoas, com um Broly bebé a partilhar a maternidade com um Goku “chorão”, por assim dizer. Atormentado todas as noites, Broly viria a nutrir um ódio cego referente ao nosso herói icónico, justificando os seus poderes exagerados.

  • Personalidade

Existe uma boa razão pela qual o Frieza senta-se confortavelmente no trono como o melhor vilão: apesar das suas atrocidades ao longo de duas séries, existe aquele je ne sais quoi que o tornam num antagonista que os fãs adoram odiar. O mesmo não se pode dizer sobre Broly, uma vez que se revela como um guerreiro sedento de destruição. Não é qualquer um que, sozinho, consegue aniquilar uma galáxia, afinal! E é só isto. E também o facto de a sua força se basear num ódio irracional direcionado a Goku.

  • Design e poderes

No entanto, existem várias razões pelas quais os fãs se apaixonaram pela Besta da Destruição conhecida como Broly. Com um poder destrutivo como o dele, é normal que o seu design corresponda à sua natureza. E nas suas três formas (normal, Super Guerreiro e Super Guerreiro Lendário), Broly mostra uma postura temível, mostrando que este não é um guerreiro comum que se deva subestimar.

O mesmo se pode aplicar ao seu vasto arsenal de poderes à sua disposição. Ainda que possua os mesmos poderes do costume em Dragon Ball – usar a sua energia para ofensiva, voo, entre outros – Broly ganha o seu boost na sua forma de Super Guerreiro. No entanto, é quando a sua forma de Super Guerreiro Lendário que as coisas vão passar a ser sérias. Um boost sem limites, onde mesmo os seus atributos físicos recebem melhorias consideráveis, este é um daqueles vilões que pode enfrentar vários guerreiros ao mesmo tempo e continuar “na boa”.

  • Impressões e legado

Era bastante improvável que este badass fosse ganhar um lugar carinhoso no coração dos fãs, mas Broly conseguiu esse feito, graças à sua carnificina de estreia, o seu design singular e o simples facto de este ser um vilão difícil de derrotar através dos meios comuns.

Durante anos, os fãs pediram com fervor que este personagem entrasse de rompante no cânone principal. O mais próximo que tivemos de um Broly numa série animada foi na forma de Kale, a segunda Super Guerreira a ser apresentada em Dragon Ball Super, nomeadamente no Arco do Torneio do Poder (ou o Arco da Sobrevivência Universal, como preferirem). Esta não possui quaisquer semelhanças físicas ou psicológicas quando comparada com Broly. Tirando, claro, quando esta entra num estado que nos relembra o Super Guerreiro Lendário.

E vocês, estão com expectativas elevadas com a chegada de Broly no cânone de Dragon Ball?

Comments