Frame by Frame The 100

The 100 – 5×12 – Damocles: Part 1

CONTÉM SPOILERS!

A maior parte desta 5ª temporada de The 100 foi desenvolvida para nos levar a este duplo episódio final, a esta guerra entre Wonkru e os prisioneiros agora sob as ordens de McCreary (William Miller).

Quando se constrói uma história em torno de um evento específico, é importante oferecer reflexões e momentos em torno das personagens que justifiquem essa escolha. Por si só, descobrindo durante o episódio anterior o que tinha acontecido durante o The Dark Year, ajudou a legitimar as ações de Octavia (Marie Avgeropoulos) e a dar uma melhor compreensão da pessoa em que ela se tornou.

Octavia definitivamente levou Wonkru para a guerra em Shallow Valley. O seu povo, assim como ela e Bellamy (Bob Morley), foram surpreendidos por numerosas balas e explosões. Infeliz com a visão diante dos seus olhos, o irmão mais velho de Octavia lembrou-lhe que tudo isso era culpa dele. Tentando escapar dessa zona letal, Bellamy e Octavia encontram Indra (Adina Porter), segurando Gaia (Tati Gabrielle) nos seus braços, lutando para se manterem vivos.

Ao mesmo tempo, Madi (Lola Flanery) escapou de Clarke (Eliza Taylor) para liderar a guerra ao lado de Octavia, mas logo foi apanhada. Para proteger a sua vida, Clarke foi tão longe a ponto de colocar uma coleira elétrica para impedi-la de fugir. De qualquer das formas, e após alguma resistência, Madi, juntamente com Echo (Tasya Teles) acaba por ir para a guerra. Enquanto isso, uma reunião entre Marcus (Henry Ian Cusick) e Abby (Paige Turco) acontece.

Se a primeira parte do final desta temporada de The 100 foi dura, escura e intensa, acabou bem com esta última reviravolta. Mas certamente não estamos no final dos problemas com o próximo e último episódio da temporada.

Damocles – Part 1 coloca o nosso coração num vício e ele não para de apertar por um segundo. Este episódio faz-nos sorrir de puro deleite e soluçar através de momentos de tristeza e triunfo. Presa e virtualmente impotente, Octavia finalmente tem espaço suficiente para aprender com os seus erros. Octavia ainda tem um longo caminho a percorrer para se redimir, e, honestamente, não sei se é mesmo preciso que ela se redima, mas é realmente reconfortante vê-la finalmente a dar os passos nessa direção. 

Por outro lado, os nossos heróis nem sempre fazem a escolha certa. Na maioria das vezes alguém sai ferido ou morto no processo, mas quando a guerra espreita, todas essas personagens lutam por razões que podemos entender e relacionar. Clarke está a aprender a mesma lição que Abby teve que aprender na 2ª temporada: chega um momento em que ela tem que deixar a sua filha ir. O instinto de proteger os filhos de tudo é forte, e é difícil superar quando eles não precisam mais disso. E as lições que Madi compartilha com Clarke  são coisas que esta última ensinou a Lexa (Alycia Debnam-Carey): o amor não é fraqueza e a vida deveria ser mais do que apenas sobreviver.

Além disso, Abby sempre foi um farol de esperança em The 100, e depois de ver o seu vício consumi-la dessa esperança por uma temporada inteira, é muito gratificante vê-la voltar ao ideal de remissão, centrada e compartilhando os encargos do mundo com Kane.

Aconteça o que acontecer, este penúltimo episódio da 5ª temporada oferece, em todos os casos, o que tínhamos estado à espera; isto é, um conflito aberto onde, naturalmente, Wonkru é prejudicado e derrotado pelo inimigo, e que pode nunca se recuperar. Esta é a direção que nos foi apresentada ao longo da temporada e, finalmente, chegamos lá. Este episódio também pretende dizer-nos que qualquer coisa pode acontecer, que algumas personagens podem ainda morrer e, por isso, ainda resta um episódio nesta temporada de The 100 para acertar um grande golpe.

Este penúltimo episódio da 5ª temporada é um dos melhores até agora, e é facilmente um dos principais candidatos numa temporada repleta de excelentes episódios.

Podem ler a nossa opinião sobre o episódio anterior aqui.

0 89 100 1
89%
Average Rating
  • Tive as minhas dúvidas sobre The 100 ser capaz de juntar todas as pontas soltas da 5ª temporada antes desta terminar, mas este episódio ajudou muito a chegar lá. As personagens podem finalmente ter algumas conversas importantes que foram construídas durante toda a temporada.
    89%

Comments