Cinema Críticas

Crítica: Mulan (1998)

Título original: Mulan

Título: Mulan

Realizado por: Tony BancroftBarry Cook

Elenco: Ming-Na WenSoon-Tek OhEddie MurphyBD WongMiguel Ferrer

Duração: 88 min.

Historicamente, Mulan interpreta uma história diferente do círculo de clássicos da Disney como Branca de Neve e os Sete Anões e Bela Adormecida, em que princesas foram resgatadas por nobres príncipes. Aqui, é a rapariga que faz o resgate, salvando não só o “príncipe”, mas o próprio imperador, e isto numa cultura distante, onde se esperava que as mulheres obedecessem a regras estritamente prescritas.

Mulan traça uma nova direção para o estúdio de animação da Disney, combinando os elementos tradicionais (uma heroína corajosa e, claro!, ajudantes animais fofos) com material que parece mais aventureiro e adulto.

Baseada numa lenda chinesa antiga, Mulan (voz de Ming-Na Wen, cantado por Lea Salonga) apresenta-se como a única filha do envelhecido guerreiro Fa Zhou (voz de Soon-Tek Oh). Mulan é considerada uma mulher teimosa e com pouca seriedade para um bom material matrimonial. Os valores da família tradicional e da sociedade patriarcal, onde o homem é o herói e a mulher é deixada para um segundo plano, limitado ao lar, são mais do que estabelecidos, mas Mulan parece não se encaixar completamente neles. Assim, buscando desesperadamente a aprovação de seu pai, ela disfarça-se como um jovem rapaz e junta-se ao exército imperial no seu lugar, temendo que o seu pai seja morto se tentar servir no exército.

Aconselhada por Mushu (voz de Eddie Murphy), um pequeno, mas mal-humorado, “guardião” dragão enviado pelos seus ancestrais, Mulan encontra o respeito entre os outros recrutas e do seu comandante Shang (voz de BD Wong, cantado por Donny Osmond). Com eles, ela serve como defesa contra os hunos, liderados pelo imponente Shan-Yu (Miguel Ferrer).

Engraçado, comovente e com uma animação notável, Mulan é um sucesso inegável. Além disso, o filme assume plenamente o seu maniqueísmo, destacando o seu conhecimento da história e cultura chinesas e trabalhando em profundidade os diferentes contrastes. Também não nos esquecemos das várias músicas que pontuam perfeitamente esta animação muito bem roteirizada.

Este não é o melhor filme da Disney, mas é ótimo. Tem uma pontuação musical muito subestimada por Jerry Goldsmith, duas músicas maravilhosas e duas engraçadas, uma protagonista maravilhosa e um grupo decente de personagens de apoio. O principal vilão e alguns dos seus parceiros não adicionam muito ao filme, mas enquanto isso arruinaria alguns outros filmes, aqui é simplesmente uma marca contra um filme muito bom.

Trailer | Mulan

Comments