12 Monkeys Mini-Reviews TV TV

12 Monkeys – Series Finale – 4ª Temporada

12 Monkeys

Chegamos ao início do final e o final do início.

A Syfy decidiu fazer desta a última temporada de 12 Monkeys, uma série com uma premissa muito interessante, mas que nunca prometeu ser um sucesso mundial.
Pode-se dizer que a decisão de terminar a série nesta temporada, foi tão sensata quanto segura, porque terminou no auge ao fim de 4 temporadas sempre a subir até chegar ao climax no 11º episódio.

12 Monkeys não é fácil de explicar, mas…
Resumidamente, ao fim de inúmeras tentativas de impedir que a praga que dizimou quase toda a população do planeta terra se espalhasse, James Cole e companhia chegaram à conclusão que estavam a olhar para as coisas de forma errada.

O melhor:

-A série terminou onde devia, no momento em que devia. Apesar de não ser brilhante e ter muitos pormenores que podiam ser aprimorados, cumpre bem com o seu objectivo de entreter e não deixa espaço para pontas soltas.
-A banda sonora mantém-se fiel a ela própria e é adequada ao desenrolar de acontecimentos.
-A Jennifer Goines é uma personagem brilhante e única. Se 12 Monkeys tem o valor que tem, metade deve-se a esta personagem protagonizada por Emily Hampshire.
-Por norma, pelo menos uma vez nas nossas vidas deparamo-nos com o enigma do que é que veio primeiro, o ovo ou a galinha. Esta série gira muito em torno dessa dúvida, na medida em que não a resolve, enaltece-a, explora-a e desenvolve-a a um nível astronómico.
-Já referi acima, mas vale a pena referir novamente como ponto de foco. 12 Monkeys veio ao longo de 4 temporadas a entrelaçar-se nela mesma ao ponto de deixar o espectador entrelaçado. Foi arriscado, visto que no que toca a mexer com tempo e diferentes timelines, é fácil fazer asneira. Não aconteceu, e tudo se complementou a si mesmo de forma simples, assertiva e fantástica.
-O que James Cole disse a Cassandra Riley no momento-chave foi pura poesia. Poesia essa que de certa forma reflete o que qualquer pessoa apaixonada tem de ter em mente, de forma a evitar dissabores: os pés bem assentes na terra e muita ponderação.
-A Red Forest como metáfora. Uma muito boa e carregada de lições de vida.
-Ficção Cientifica no seu melhor. Para quem é fã, 12 Monkeys é algo a ter na lista de “Must Watch“.

O Pior:

-Não há nada de realmente mau a apontar. Não houve grandes riscos porque tudo foi feito e desenvolvido com segurança.
Por um lado foi mau, porque 12 Monkeys tinha material para ser um sucesso mundial da linha da frente, mas por outro foi bom porque não viveu com a obrigação de manter as expectativas altas demais sob o risco de falhar e ser cancelada (coisa que aconteceu com Flashforward).

0 87 100 1
87%
Average Rating
  • 87%

Comments