Frame by Frame Legion TV

Legion – 2×11 – Chapter 19

Legion

CONTÉM SPOILERS!!!

Ora aqui estamos nós, pessoal! Este é o final da segunda temporada de Legion. E este pode muito bem ser o melhor episódio da temporada. Nay, o melhor episódio da série no seu todo. E considerando que a série não é das mais fáceis de se ver, isso significa muita coisa!

O episódio arranca logo de imediato após o cliffhanger do episódio anterior (podem ler a respetiva crítica aqui), com o épico showdown entre David (Dan Stevens) e Amahl Farouk (Navid Negahban). A série sempre foi conhecida como arrojada no que se toca aos seus efeitos visuais. E este combate mental não foi exceção, com as duas formas astrais a ganharem forma via animação visual que nos relembra a história de David contada na temporada anterior. Esta sequência não só se revelou como bela de se ver, como também verdadeiramente original, com as formas a mudarem, colocando os dois mutantes mais poderosos da série a tentarem superar-se um ao outro.

No entanto, por incrível que possa parecer, a melhor parte do episódio não reside no próprio combate em si, mas no seu rescaldo. Ao longo da série, sempre acreditámos que David fosse o herói do enredo, que as suas ações foram frutos de anos de abuso por parte de Farouk e que o definiram nos tempos atuais. No entanto, os episódios finais da temporada levantaram uma questão bem pertinente: e se estivéssemos enganados a respeito de David? E se, tal como as valiosas lições de Jon Hamm, nós, e não o elenco, estivéssemos iludidos e ignorado os claros sinais de que David pode não ser exatamente a pessoa mais sã num mundo que se revela cada vez mais louco? Pois bem, o episódio vai oferecendo as dicas necessárias para as nossas questões mais ardentes. E tal como o próprio David pode ter constatado, os resultados podem ser dos mais chocantes que qualquer outra cena vista na série até hoje!

Fica mais que claro que Noah Hawley estava a pensar a longo prazo no que toca ao rumo da série. E de facto, com as circunstâncias que temos vindo a testemunhar neste episódio, parece que Legion está mais que pronta para mudar o seu rumo, sem qualquer receio de mudar o status quo e de atirar o espectador para um turbilhão de emoções que nos faz questionar até mesmo a nossa própria sanidade mental. O que poderemos esperar da recém-confirmada terceira temporada da série? Pouco ou nada se sabe sobre o destino (e considerando o leque de projetos interessantes que Hawley tem em suas mãos), portanto não esperem pela próxima temporada assim tão cedo. No entanto, e a julgar pelo que foi visto, especialmente por parte de Dan Stevens, que esteve no topo do seu material neste season finale, mal podemos esperar por David Haller agora que a verdade veio ao de cima!

0 90 100 1
90%
Average Rating

A segunda temporada de Legion chegou ao fim com este 19º capítulo. E não só encerrou algumas portas abertas, como também mudou todo o rumo da série!

  • 90%

Comments