Cinema Críticas

Crítica: The Mercy (2018)

The Mercy

Título: Com_Paixão
Título Original: The Mercy
Realizado por: James Marsh
Elenco:  Rachel WeiszDavid ThewlisColin Firth 
Duração: 112minutos

The Mercy traz-nos a trágica história real de Donald Crowhurst (Colin Firth), um marinheiro amador que tentou ser o primeiro a circum-navegar o globo sem parar numa competição em 1968. O drama foca-se nas dificuldades que Donald passou e na sua vida familiar antes de partir para a aventura.

Crowhurst era um vendedor não muito bem-sucedido, que, para arranjar dinheiro, decide participar numa competição organizada pelo Sunday Times, contra mais 8 marinheiros, entre eles Robin Knox-Johnston e Bernard Moitessier. Logo de partida enfrenta várias dificuldades, desde um barco incompleto à inexperiência no mar, e percebe de imediato que não vai ser uma viagem fácil; aliás, corre tão mal que, até ao seu desaparecimento,  Crowhurst mente quanto ao seu progresso. É uma viagem especialmente difícil visto que tem que deixar a sua família para trás. Donald Crowhurst navegou por 7 meses e 2 dias, até sucumbir à sua solidão; o seu barco apareceu sem ninguém ao leme e o seu corpo nunca foi encontrado.

O filme apela mais ao lado emocional da história, com as várias cenas em família e a demência crescente do protagonista. Após ver o filme fui pesquisar mais sobre a história de Donald e da corrida onde participou, e penso que o drama se arrasta em certas cenas e não mostra o suficiente da viagem de Donald. Destaco as interpretações de Weisz e Firth, são actores fantásticos e não é à toa que são ambos vencedores de Óscares. As suas caracterizações estão também muito fiéis aos Crowhurst reais.

Poderia ter sido melhor, no entanto é informativo e é bastante comovente ver a história de um sonho falhado e de um homem que apenas queria fazer o que era melhor para a sua família. É captivante e foi bem concretizado a nível técnico, apenas peca um pouco na maneira como conta a história.

Na minha opinião, a história de Donald Crowhurst merece ser mostrada, e, como tal, recomendo The Mercy.

Trailer –  The Mercy

Comments