Frame by Frame iZombie TV

iZombie – 4×12/13 – You’ve Got to Hide Your Liv Away / And He Shall Be A Good Man

izombie 4x13

CONTÉM SPOILERS!

Os dois últimos episódios desta penúltima temporada de iZombie acabam por ser um bom resumo dos 10 anteriores. O desfecho é previsível em todos os aspetos, muitas personagens são estragadas e o humor oscila entre a única coisa boa e algo que nos distrai do enredo. O mais preocupante acaba por ser o final perfeitamente satisfatório para a série… acompanhado de uma renovação. Não há nada de novo para oferecer em iZombie, nada que esta finale nos dê que traga entusiasmo, no entanto a série é renovada para uma quinta e última temporada. Era desnecessário e o sentimento que os últimos minutos nos deixam é que era até inesperado. A série desistiu de si mesma e este final era uma despedida. No entanto, a CW escolheu prolongar algo que dificilmente vai ser melhorado.

Em You’ve Got to Hide Your Liv Away começamos a ver a finale tomar forma. Previsivelmente, Levon (Daniel Bonjour) rende-se a Fillmore Graves para salvar Liv (Rose McIver) numa escolha que sabemos como vai acabar – porque a série nunca soube trazer complexidade à personagem de Liv sem a separar brutalmente de todos os que ama. Para piorar a situação, a perda de Levon na finale não traz qualquer carga emocional quando todo este episódio é passado a revisitar a relação de Liv e Major (Robert Buckley).

Outro enredo com o qual a série não soube lidar foi o de Brother Love (Robert Knepper), com um final que desperdiça o que resta da personagem e tenta trazer algo de interessante a Blaine (David Anders) sem sucesso. David Anders consegue transmitir o carisma e emoção necessários para sentirmos algo por Blaine, mas o enredo não está lá para o ajudar.

A série continua também a tentar convencer-nos que Major é central à série. Surpreendentemente ele acaba por ser uma das poucas personagens com algum interesse nos últimos episódios. A sua subida ao poder é mais um ponto previsível mas pelo menos a evolução da personagem é minimamente relevante para o enredo. O mesmo não se pode dizer de Liv que raramente conseguiu aproveitar os seus momentos como Renegade. A posição é claramente mais interessante quando levanta algumas questões morais, principalmente quando levantadas pela própria série. Mas a temporada termina dando-lhe um pódio de heroína que ainda não batalhou o suficiente para merecer.

Fosse esta a temporada final, talvez a reação fosse diferente. A série consegue terminar a maioria dos enredos, dar um final semi-satisfatório a todas as personagens. Mas só nesse cenário é que estes episódios funcionam. Quando têm que estabelecer as bases para uma nova temporada e terminam com um embrulho mal feito e um lacinho torto em todas as personagens, não há vontade de voltar a desembrulhar.

0 47 100 1
47.5%
Average Rating
  • iZombie - 4x12 - You’ve Got to Hide Your Liv Away
    43%
  • iZombie - 4x13 - And He Shall Be A Good Man
    52%

Comments