Box-Office Cinema

Box Office: 24 – 27 Mai. de 2018

box office

EUA

What a flop! O que se temia, aconteceu! O primeiro fracasso de Star Wars no box office! Será? Será que os fãs estão a “enjoar” de tantos filmes em tão pouco tempo? (Quando Star Wars já começa a ser demasiado Star Wars…) Ou será que a aventura de Han Solo era escusada? A verdade é que, além de ter ficado abaixo das projecções,  Solo: A Star Wars Story (Crítica) também cumpriu a previsão de ser a estreia mais baixa da última entrada do franchise.

No seguimento de filmes da saga, que tem estreado na casa dos 200 milhões de dólares, Solo: A Star Wars Story juntou apenas 84,7 milhões. Há várias teorias que tentam justificar o sucedido. Uns dizem que o Memorial Day  nunca foi benéfico para a indústria cinematográfica em geral. Outros, que a estreia foi afectada por não ser em Dezembro, mês habitual das estreias dos filmes de Star Wars. Apesar de estes serem fatores que podem certamente ter tido a sua influência nos resultados, as conclusões a tirar destes valores são outras. A base de fãs foi afetada pela controvérsia recente de Star Wars: The Last Jedi ou terá perdido o ânimo relativamente a este filme em específico.

As comparações de Solo: A Star Wars Story com Justice League já começaram a surgir na imprensa. Uma baixa tão grande no box office num filme que sucede a outro do franchise que causou controvérsia, é a grande similaridade que os liga. Mas relembramos que a imprensa também alegou a certa altura que as pré-vendas de Solo: As Star Wars Story já teriam ultrapassado as de Black Panther. Será mesmo que Star Wars, o pai dos franchises de cinema, seguirá o mesmo caminho da DCEU? Ou, ao contrário destes, decidirá prestar atenção aos fãs e às suas vontades antes de chegar ao precipício? Pelo menos Justice League compensou o seu fracasso doméstico com a cache do resto do mundo, o que não está a acontecer com Solo: A Star Wars Story para já. Este apenas juntou 68,2 milhões durante todo o fim-de-semana.

Deadpool 2 (Crítica) também não está a navegar nos mares do sucesso no box office. Teve uma descida de 66% na sua segunda semana, que é maior que o habitual para blockbusters de super-heróis. Avengers: Infinity War (Críticajunta 1 909 milhões de dólares esta semana. Está mesmo perto dos 2 mil milhões, mas as vendas estão cada vez mais baixas, não garantindo nada.

box office

Esta semana chega aos cinemas Adrift esperando atingir 11 milhões de dólares.

PORTUGAL

O cenário também não foi o melhor para Solo: A Star Wars Story noo box office português. A sua estreia nem conseguiu atingir o primeiro lugar. É certo que Deadpool 2 é uma marca forte, mas estando este na sua segunda semana, não estrear em primeiro é alarmante para Star Wars.

O que ainda poderia atenuar os factos seriam os valores mostrarem que houve alguma luta e que Deadpool 2 tinha prevalecido com dificuldade, mas não foi o caso. A distância entre os rendimentos dos dois filmes é de mais de 100 mil euros. E Solo: A Star Wars Story teve mais exibições esta semana, ou seja, as salas estariam mais vazias que Deadpool 2.

RBG também estreou esta semana e atingiu apenas o nono lugar da tabela. Vendeu pouco mais de 8 mil euros e foi visto por apenas 1 499 pessoas.

box office

Esta semana estreia Looking Glass nos cinemas portugueses.

Comments