13 Reasons Why Frame by Frame TV

13 Reasons Why – 2×11 – Bryce and Chloe

13 Reasons Why

PODE CONTER SPOILERS!

O personagem que mais odiamos em 13 Reasons Why vai testemunhar. Bryce Walker (Justin Prentice) é aquele tipo de pessoa que acha que tem o “rei na barriga” – pode fazer tudo e nunca sofrerá as consequências. E se a maioria dos personagens consegue redimir-se ou pelo menos se mostra arrependido, Walker não.

E, caros leitores, estejam cientes do que vão ouvir no depoimento dele. Ainda que saibamos, à partida, que tudo é mentira, ver os relatos falsos dele, chegam a dar náuseas. Não só diz que foi Hannah (Katherine Langford) que andava atrás dele, distorcendo todos os acontecimentos, como afirma que tiveram relações. Confesso que me apeteceu parar ali o episódio. Quando o advogado dos Baker confronta Bryce em relação ao consentimento do sexo com Hannah, dá vontade de entrar dentro do ecrã e bater-lhe. Que cena foi aquela!

Quem parece que finalmente teve consciência da pessoa que está a seu lado é Chloe (Anne Winters), que se levanta sob o olhar atento do namorado, a meio da sessão. O pior disto tudo? Os amigos dele, à espera cá fora, todos felizes e contentes. A sério? Desapareçam todos, por favor! Ainda que tenhamos a certeza que ele estava a mentir (Clay chegou a duvidar), soube bem ver as imagens reais do que aconteceu entre Bryce e Hannah, nada a ver com o que ele afirmou sob juramento.

Jessica (Alisha Boe) decide mostrar à líder da claque as fotos desta no Clube, a ser violada pelo atual companheiro. Aqui, ganhamos esperança que ela vá tomar uma atitude e testemunhar contra ele. Contra todas as expectativas (e depois de olhar nos olhos de Bryce), ela diz lembrar-se do que aconteceu e que quis que tudo acontecesse. Morri nesta cena! Não esperava isto.

O melhor deste capítulo? A “3ª Guerra Mundial” que ocorreu no corredor da escola. Justin (Brandon Flynn) contra Bryce, Tony (Christian Navarro) contra Montgomery (Timothy Granaderos), Tyler (Devin Druid) e os amigos contra os outros membros da equipa de basebol. A eles, juntam-se Zach (Ross Butler), Clay, até Alex (Miles Heizer) e de repente, estão todos contra todos. Quando pensamos que com a chegada de Porter (Derek Luke) e o professor de desporto, as coisas iriam abrandar, pioram ainda mais, sendo que até eles se agridem. Confesso que delirei com isto tudo!

Tal como vimos no início do episódio, há uma aviso para as imagens e referências que podem ser fortes para pessoas sensíveis e, mais tarde, percebemos o porquê. Bryce é confrontado pela mãe, que toma uma atitude e duvida de tudo que o filho diz. O choque? Este tem um discurso extremamente gráfico de como violou Hannah. Fiquei em choque e o estalo que a mãe lhe dá é tão pouco para o que me apetecia fazer. O facto de ainda ter tido uma ereção enquanto se recorda de tudo, é doentio e nojento. Quero que ele pague bem caro por tudo!

Como se tudo isto não bastasse, depois de Clay e Tyler andarem aos tiros no meio da floresta e terem de fugir com a chegada da polícia, vemos o primeiro a chegar a casa do vilão para fazer justiça pelas próprias mãos. Felizmente é Justin quem consegue demove-lo, ao afirmar que Jessica concordou em testemunhar. Toda a cena é cheia de tensão e ficamos com o coração nas mãos, sem saber como aquilo vai terminar.

Foi um episódio duro, cheio de momentos de aflição e que mostrou que 13 Reasons Why é importante, sem passar “paninhos quentes” nas questões que realmente merecem ser vistas e faladas.

CENAS AINDA A RETER DO EPISÓDIO:

  • A sério que alguém roubou a caixa das polaróides do carro de Clay? Por favor!;
  • Gostei muito mais das intervenções de Hannah, nas alucionações de Jensen aqui. Começou a fazer mais sentido do que até agora tinham feito;
  • Outra cena perturbadora foi quando Alex recebe uma encomenda com uma arma e uma nota a dizer: “Como consegues viver contigo mesmo?”. Isto leva-o a recordar que ele e Monty ouviram Hannah ser violada;

Leiam o Frame by Frame anterior, aqui. 

0 82 100 1
82%
Average Rating

Foi um episódio duro, cheio de momentos de aflição e que mostrou que 13 Reasons Why é importante, sem passar paninhos quentes nas questões que realmente merecem ser vistas e faladas. 

  • 82%

Comments