Mini-Reviews TV Roseanne TV

Roseanne – Season Finale – 10ª Temporada

Roseanne

Roseanne foi uma sitcom que estreou no final da década de 80, decorrendo durante 9 temporadas. A série percorria as alegrias e dramas da família Conner, uma família de classe trabalhadora que fazia de tudo para poder sobreviver mais um dia no meio da falta de condições. Dado o seu estatuto de culto, Roseanne era uma das séries que pedia por um revival por parte dos fãs. 21 anos depois, esta teve a estreia da sua 10ª temporada pelas mãos da ABC. Como será que correu este novo “investimento”?

O MELHOR:

Tal como tantos outros revivals na indústria, Roseanne ganha pontos sólidos ao resgatar o elenco original. Roseanne BarrJohn GoodmanLaurie MetcalfSara Gilbert e Alicia Goranson retomam os seus papéis, e torna-se incrível de como estes conseguiram recapturar o que tornou os Conners uma das famílias mais carismaticar nas décadas de 80 e 90. Vermos a rivalidade fraternal entre Roseanne (Barr) e Jackie (Metcalf) ou entre Darlene (Gilbert) e Becky (Goranson), incluindo um humor surpreendente entre Roseanne e Dan (Goodman), entre outros, trouxe aquela nostalgia pela qual os fãs mal podiam matar saudades. 

O PIOR:

Mas nostalgia apenas não pode salvar uma série. Sim, em certos momentos, Roseanne atreveu-se a fugir do humor característico e a demonstrar um nível de emoção que jamais esperava encontrar. No entanto, a premissa da série – ou melhor, a inexistência de uma premissa – parece muito flácida, no mínimo, remetendo à clássica fórmula de apresentar conflitos semanais em detrimento de uma linha de enredo coesa que pudesse unir os 9 episódios deste revival.

Outro ponto de desagrado da série é um exemplo nato da tendência das comédias a enveredarem por vias mais políticas. A presidência de Donald Trump é uma sombra que paira nas redes sociais ou nos canais de notícias, com algumas séries a adotarem uma espécie de sátira sobre o atual clima político. Roseanne não foi exceção, mas desta vez pelos piores motivos, com a série a tomar uma postura pró-Trump (aparentemente). Isso, a meu ver, rouba qualquer tipo de potencial de comédia que a série possa usufruir a seu belo prazer, trazendo sempre ao de cima esse mesmo clima.

Independente do sucesso crítico ou de audiências, Roseanne acabou por ser renovada.

Estado da série: RENOVADA

0 62 100 1
62%
Average Rating

21 anos depois de um polémico series finale, Roseanne trouxe algumas gargalhadas, mas não deixou de parecer um produto supérfluo no panorama atual.

  • 62%

Comments