Frame by Frame Legion TV

Legion – 2×08 – Chapter 16

Legion

CONTÉM SPOILERS!!!

Bem, parece que após uns episódios de Legion que alongaram o fluxo da narrativa, eis que, ao 16º capítulo, a série regressa ao enredo principal com um passo gigante. Sem descurando a sua “aula de Filosofia”, que já se revelou como a marca da temporada!

Na “aula” desta semana, o Narrador (Jon Hamm) atira-nos para uma nova aula de Filosofia, relembrando-nos na Alegoria da Caverna. Para quem não se recorda da alegoria, a premissa remonta para um grupo de pessoas que viveram numa caverna, sem nunca terem de lá saído. O único conhecimento que possuem está relacionado com as sombras que aparecem na parede. Isto serve de contraste com a era moderna, com uma civilização cada vez mais embrenhadas nos pequenos ecrãs que regem a sua vida, ignorando tudo o que se encontra à sua volta. Quantos de vós nunca estiveram num convívio em que o grupo de amigos e colegas estavam praticamente colados aos ecrãs dos telemóveis? Um espelho de terror, mas que, além de educacional, também não deixa de ser uma crítica a nós próprios como seres humanos: gostamos de estar nas nossas próprias “cavernas”, alheios a tudo e todos que estão à nossa volta.

E é precisamente essa ideia de isolamento e das nossas cavernas privadas que Legion investe no seu enredo principal. Neste episódio, David (Dan Stevens) ganha uma pista interessante sobre o paradeiro do corpo de Amahl Farouk (Navid Negahban). No entanto, David não é o único, com Amahl e Oliver (Jemaine Clement) a obterem a mesma informação e a começarem a sua demanda em busca do corpo.

Legion nunca foi uma série fácil de se ver, muito menos de elaborar uma crítica. Pode parecer confuso para muitas famílias, mas a série nunca foi conhecida por apresentar as respostas de forma direta. No entanto, onde a série tem a sua subtileza narrativa, ganha ainda maior força no uso criativo da fotografia, com direito a uma montagem que nos lembra as vinhetas das bandas desenhadas.

Podem apontar o dedo e dizer que Legion é confuso, mas não deixa de regozijar na sua criatividade técnica e de nos fazer questionar a realidade das situações numa base semanal. Uma proeza rara, indeed!

0 82 100 1
82%
Average Rating

Após semanas a espreitar a mente de David, eis que Legion finalmente faz progressos significativos na trama principal.

  • 82%

Comments