Frame by Frame Lucifer TV

Lucifer – 3×24 – A Devil of My Word

Lucifer

CONTÉM SPOILERS!!!

Elaborar um episódio de final de temporada pode ser um bocado complicado. Os guionistas têm um cuidado especial de fechar algumas pontas soltas durante a temporada, ao mesmo tempo que deixam algumas dicas sobre o que reserva para a seguinte. O mesmo não se aplica quando se tratar de um final de uma série, em que todas as vertentes culminam num final que se compromete a ser aquela despedida emocional de personagens que aprendemos a amar/odiar. Há algumas séries que conseguem misturar a finalidade de uma série, ao mesmo tempo que deixam algumas portas abertas para uma temporada seguinte. Lucifer tenta, neste A Devil of My Word, abordar a vertente de um season finale; infelizmente acaba por falhar pelo simples facto de ter sido cancelada na semana passada.

O episódio decorre imediatamente após os chocantes eventos do episódio anterior (podem ler a nossa crítica aqui), com Charlotte (Tricia Helfer) a perder a sua vida nos braços de Amenadiel (D.B. Woodside). Este ganha as suas asas de volta e escolta a advogada para o Céu. Portanto, Lucifer (Tom Ellis), Chloe (Lauren German) e Dan (Kevin Alejandro) ficam encarregues de encontrar o assassino.

Dado o evento trágico, este revela-se como um capítulo mais “negro” para Lucifer. Normalmente, a série consegue conjugar temas mais pesados sem descurar o humor característico. Infelizmente, tal não se registou neste episódio, uma vez que apostou fortemente na seriedade da situação. A morte de Charlotte não deixou ninguém indiferente, especialmente Dan (já que se encontrava numa relação amorosa com a falecida advogada), que está a lidar com este evento trágico de forma bastante agressiva e realista.

Este episódio também pode ser descrito como um character study em torno de Lucifer Morningstar. Ao longo de três temporadas, vimos o Diabo a culpar Deus pelos seus castigos. Mas este episódio coloca essa crença, esse “ódio”, num duro teste, mostrando um lado mais sério de Ellis (para variar). Mesmo Maze (Lesley-Ann Brandt) ganha algo que fazer neste episódio, culminando num único momento partilhado com Linda (Rachael Harris) que consegue redimir a sua atitude nos episódios mais recentes.

Mas eis o ponto em que o episódio fracassa: todo o seu progresso, conclusões e um cliffhanger que resumiu todo um trajeto de três temporadas, pareceu um final de temporada, não um final de série. O cancelamento de última hora de Lucifer já transparecia um final que já sabíamos que não ia dar à conclusão que tanto desejávamos ter. Se se soubesse mais cedo que a série não teria direito a uma quarta temporada, haveria um maior espaço de manobra para dar aquela conclusão necessária. Mas o cancelamento repentino prejudicou bastante este episódio.

Ainda existe um raio de esperança. O elenco da série tenta o seu melhor para chamar a atenção dos fãs para o movimento #SaveLucifer – que foi ganhando maior destaque no Twitter durante o fim-de-semana. Já para não falar que a WBTV está a fazer os seus maiores esforços para migrar Lucifer para uma nova plataforma. E neste momento, a maior esperança dos fãs da série reside no DC Universe, o novo serviço de streaming exclusivo da DC Comics – onde a banda-desenhada de Lucifer pertence – e que já possui alguns títulos originais na sua biblioteca, nomeadamente as séries live-action Titansas recém-confirmadas Swamp Thing e Doom Patrol e da muito aguardada terceira temporada da série animada Young JusticeIncluir Lucifer neste catálogo interessante poderia chamar a atenção de fãs para o que este serviço exclusivo poderá oferecer. Sem esquecer as outras plataformas que possuem os direitos de distribuição exclusivos da série (cá em Portugal, essa honra cabe à Netflix).

No entanto, até o movimento ter os seus frutos, para todos os efeitos e circunstâncias, Lucifer chegou ao fim. É uma pena que não tivesse direito a um episódio que fizesse jus ao seu estatuto de final de série.

0 72 100 1
72%
Average Rating

Lucifer chegou oficialmente ao fim com um episódio que mais parece um final de temporada do que propriamente um final de série definitivo.

  • 72%

Comments