Dos Quadradinhos à Grande Tela Rubricas

Possíveis entradas para a vertente stand-alone de Star Wars

Star Wars

Quando a Disney comprou a Lucasfilm em 2012, absorveu propriedades de George Lucas, nomeadamente Star WarsIndiana Jones. Embora pouco ou nada saibamos sobre a próxima aventura de Indy no grande ecrã – fora a confirmação de um 5º filme em desenvolvimento – já tivemos direito a três filmes passados há muito, muito atrás, numa galáxia muito, muito distante (e com um quarto, titulado Solo: A Star Wars Story, com estreia marcada no final do mês e ainda vai ter a sua estreia no Festival de Cannes). Sabemos plenamente que Episódio IX vai dar seguimento à cronologia principal, mas os spin-offs abriram portas para contar novas histórias fora desta cronologia. Até agora, tivemos direito a Rogue One: A Star Wars Story, que conta a história da obtenção dos planos da Estrela da Morte; Solo: A Star Wars Story, embora envolta em mistério, irá centrar-se na primeira aventura de um Han Solo pré-Harrison Ford. Sabe-se também que a Disney, numa tentativa de ganhar ainda mais dinheiro, poderá apostar em novas entradas stand-alone. Este artigo vai dar algumas possíveis hipóteses, apesar de não estarem exatamente nos planos da gigante; podem chamar-lhes de “wishful thinking”.

(Agora é o seguinte: as sugestões virão da minha preferência pessoal e de alguns colegas meus; caso tenham alguma ideia para um filme de Star Wars fora da cronologia, deixem as vossas ideias preferidas na secção de comentários abaixo. Não se acanhem, todas as ideias são bem-vindas. Vamos a isto?)

Yoda

  • Yoda

Vá lá, não podemos ter sido os únicos a apaixonar-nos pelo duende verde de Star Wars, pois não? Quando o conhecemos em Star Wars: Episode V – The Empire Strikes BackYoda aparentava ser um ermita no planeta Dagobah com um perspicaz sentido de humor. No entanto, isto era apenas uma fachada que escondia um dos Jedi mais poderosos do cânone.

Também se sabe que Yoda, nesta altura, tinha 900 anos de idade. Portanto, é tempo mais que suficiente para preencher a sua backstory. Apesar de ter estado presente em 6 filmes de 8 (sim, vamos contabilizar a sua pequena aparição em Star Wars: The Last Jedi), pouco ou nada sabemos da sua história pessoal e o que o levou a ligar-se à Força com essa dedicação. Portanto, 900 anos é “pano para mangas” para explorar.

Agora, se conseguissem convencer Frank Oz a regressar…

Obi-Wan Kenobi

  • Obi-Wan Kenobi

A par de YodaObi-Wan Kenobi é outro personagem que depressa deixou a sua marca em Star Wars. Conhecemo-lo pela primeira vez como ermita com Alec Guinness no papel, como também o conhecemos na sua versão mais nova com Ewan McGregor. Apesar de sabermos as várias fases, existem algumas lacunas por explorar no que toca ao personagem.

Uma delas é a transição entre Star Wars: Episode III – Revenge of the SithStar Wars: Episode IV – A New Hopeuma altura de transição do guerreiro para o sábio. Portanto, seria interessante vermos um filme a abordar essa curiosa evolução. Já para não falar que McGregor já demonstrou interesse em regressar ao seu papel. A única questão é: why not?

Boba Fett

  • Boba Fett

Quando o conhecemos pela primeira vez, Boba Fett é tido como um caçador de prémios de poucas palavras, mas não menos temido em toda a galáxia. No entanto, fica a questão: como é que um clone inalterado de Jango Fett conseguiu chegar a essa reputação?

Francamente, a história de ascensão de Boba Fett poderá estar na onda de Solo: A Star Wars Story. Da mesma maneira que o filme que conta como Han Solo entrou em contacto com o Falcão Milenar, com Chewbacca ou com Lando Calrissian, o mesmo se poderia aplicar a este caçador de prémios.

Só não o atirem para o Sarlac Pit novamente.

Mandalorian Wars

  • Mandalorian Wars

Pensavam mesmo que a lista de sugestões se iria centrar exclusivamente em personagens de destaque? Podem pensar duas vezes porque também iremos incluir alguns eventos de renome que, (in)diretamente, regressaram ao cânone. Case in point, as Mandalorian Wars.

O que salta mais à vista é a linha cronológica deste evento sangrento. Ao contrário das sugestões anteriores, que se encontram dentro da cronologia habitual, as Mandalorian Wars decorrem milhares de anos antes desses eventos. Portanto, não existe a preocupação de tentarem brincar com a cronologia principal, já que este acontecimento encontra-se numa linha cronológica “privada”.

Caso façam um filme – o que não é provável – poderia ser uma espécie de série de filmes com aquela vibe épica a que nos habituámos com The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring ou Game of ThronesAliás, dada a escala deste evento sangrento, que retratou uma guerra intensa entre a Ordem Jedi e o povo de Mandalore, uma série televisiva não seria mal pensado.

O que também poderia levar a…

Darth Revan

  • Darth Revan

Um dos veteranos das Mandalorian Wars é Darth Revan que, a par de um certo Darth Vader, consegue ser um dos personagens mais trágicos do cânone (sim, cânone, uma vez que Star Wars: Rebels deixou essa confirmação). Sendo o primeiro – e quiçá único – Templário Jedi, existem muitas arestas por limar no que tocar à abordagem da história de Revan. E faz sentido abordar a sua história tal como Anakin Skywalker teve direitos nos episódios I, II e III. Apresentação do personagem, uma espreitadela à sua carreira como Templário Jedi, culminando na sua queda até se tornar Darth Revan. Algum ator em mente para o papel? Deixem comentário em baixo.

The Great Purge of Malachor

  • O Grande Massacre de Malachor

Outra história que pode ser contada – uma vez que se encontra fora da cronologia principal – é o Grande Massacre de Malachor.

Em termos de escala ou tom, um filme ou série centrado/a neste evento pode ser bastante semelhante com o que foi exposto às Mandalorian Wars, mas com uma clara diferença: seria a Ordem Jedi contra o Império Sith. Um evento de larga escala que causou repercussões em todo o universo (de Star Wars), uma vez que deu origem à famosa Rule of Two. E sim, graças a Star Wars: Rebels, este evento chocante tornou-se parte do cânone.

Falando em Rebels

Star Wars: Rebels

  • Sequela/revival de Star Wars: Rebels

NOTA: esta sugestão vai incorrer em spoilers da series finale de Star Wars: Rebels (cuja crítica poderão consultar aqui). Portanto, leiam à vossa própria conta e risco.

Star Wars: Rebels pode ter concedido um final feliz para todas as personagens da série animada da Disney XD. No entanto, deixou uma grande porta aberta para novas possibilidades, com Sabine Wren (Tiya Sircar) e Ahsoka Tano (Ashley Eckstein) a partirem em busca de Ezra Bridger (Taylor Gray) que suspeitam ter sobrevivido aos eventos chocantes do finale

Não só serviria como um verdadeiro “encerrar de portas” para este grupo específico de Rebeldes, como também traria algo quase sem precedentes na saga: ter duas personagens femininas fortes como as verdadeiras protagonistas. Não só esperamos todo um festim de efeitos visuais, mas também um produto que poderá agradar às tendências atuais, que procuram colocar as mulheres no destaque merecido.

Speaking of which…

Ahsoka Tano

  • Ahsoka Tano

Esta entrada não é tão surpreendente, sejamos honestos. Vista inicialmente na série animada Star Wars: The Clone Wars – e com uma presença recorrente em Star Wars: Rebels – Ahsoka Tano depressa conquistou as legiões de fãs. Portanto fica a boa questão: onde está o seu filme a solo??

The Clone Wars Rebels estão separados por anos que certamente não foram desperdiçados. Portanto, termos um filme live-action centrado na evolução da personagem durante esta transição temporal seria uma jornada interessante de se testemunhar. Agora, que atriz é que queriam ver no papel de Ahsoka? Já há fãs que elegeram a atriz Rosario Dawsonlevando mesmo a fanart espantoso (sem mencionar que a atriz já revelou interesse em aparecer num filme de Star Wars, o que daria origem a um meta-casting, visto que esta também se encontra nas séries da Netflix/Marvel…)

Estas são algumas das sugestões. Se tiverem mais alguma em mente, por favor, não hesitem em deixar as vossas sugestões na secção de comentários abaixo.

Comments